quinta-feira, 13 de maio de 2010

INTRODUÇÃO DIGITAL



O curso de "Introdução Digital" trará conhecimento sobre o uso das tecnologias mais avançadas na educação. As atividades desenvolvidas serão de fundamental importância tanto no conteúdo quanto na prática de interagir, mostrando como utilizá-la no meio educacional. As ferramentas tecnológicas, na Era digital é grande aliada no ensino aprendizagem, nos auxiliam no encaminhamento metodológico das aulas, dos serviços do Apoio e do Técnico Administrativo e, buscando esses metódos teremos mais êxito na apresentação de nossos conteúdos, mas interação como profissionais da educação, assim a Escola ficará mais interessante e dinâmica, mesmo com muitos desafios.

Responda: COMO O MEIO DIGITAL AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO SEU TRABALHO EM SUA ESCOLA?

HORTA ESCOLAR - UM BEM NECESSÁRIO





Introdução

A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

Objetivos:

Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
Conhecer técnicas de cultura orgânica;
Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
Cooperar em projetos coletivos;
Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

SECRETARIA - O CORAÇÃO DA ESCOLA


A escola é uma organização que, como muitas outras, lida com pessoas. Sua peculiaridade está em ser a primeira instituição que os cidadãos, ainda crianças, conhecem depois da família. Mais ainda, uma instituição que, em complemento às famílias, tem a missão de educar. A experiência na escola pode desenvolver ou não os sentimentos de confiança e satisfação de pertencer à sociedade e de exercer a cidadania.


Como o papel do Técnico Administrativo Escolar confunde-se com o de um administrador, sua influência é vital para o sucesso da experiência escolar. Escolas funcionam melhor ou pior, são mais ou menos organizadas e capazes de atender às necessidades de suas comunidades interna e externa, dependendo, em boa medida, de seus técnicos administrativos(as). Como um administrador, o/a técnico/a deve estar capacitado para:

LIMPEZA E HIGIENE ESCOLAR



Limpeza é o ato de retirar impurezas de um corpo, de um material ou de um local.

A limpeza além de ser associada ao ato físico de retirar-se as impurezas é devéras utilizada no sentido da manutenção espiritual e mental.

Utensílios comumente utilizados para realização da limpeza: A vassoura, sabão, água, espanador entre outros.

A definição da palavra "limpeza", conforme um famoso dicionário da língua portuguesa:

Substantivo feminino, qualidade de limpo, de asseado.

TÉCNICAS DE VIGILÂNCIA ESCOLAR


A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa – pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes autárquicos.

Além de um bom conhecimento e informação neste âmbito, importa criar uma cultura de segurança, nomeadamente interiorizando procedimentos e comportamentos e adoptando as necessárias medidas de prevenção.

É recomendável que a temática da segurança esteja integrada no Projeto Educativo da escola, tendo em vista uma melhor sensibilização de todos e contribuir para desenvolver um comportamento coletivo de segurança.

É objetivo desta Formação Continuada ajudar os vigias dos estabelecimentos de educação e de ensino a encontrar, em cada escola, soluções apropriadas à resolução dos problemas que se colocam em termos da segurança de pessoas e bens.

NUTRIÇÃO ESCOLAR - COZINHANDO COM SAÚDE


O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, garante a transferência de recursos financeiros para subsidiar a alimentação escolar de todos os alunos da educação básica de escolas públicas e filantrópicas. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento.

Início de ano letivo, volta às aulas e mais uma vez os pais se perguntam: O que devo mandar para o lanche da garotada? E agora? Será que tenho em casa algo saudável? Será que meu filho vai comer o lanche? O que posso fazer para que meu filho crie um vínculo com os alimentos saudáveis? O que devo fazer para que ele não coma em excesso os alimentos industrializados (salgadinhos, fast food, doces, balas, refrigerantes)? Será que fornecerão na escola uma alimentação saudável na merenda escolar?