sexta-feira, 2 de julho de 2010

INFORMÁTICA BÁSICA



INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

O objetivo desse capítulo é fornecer os conhecimentos básicos para que os profissionais da educação atinjam o interesse pela tecnologia da informação e consiga desenvolver os trabalhos que necessitem do uso do computador.
Noções Básicas de Informática
Algumas Definições
O que é o computador?
O computador é uma máquina capaz de receber, armazenar e processar informações e ainda ser capaz de realizar outras tarefas mediante programação. Esse equipamento é chamado de Hardware e, ao conjunto de programas que dão vida a esse equipamento, damos o nome de Software. O computador é portanto um sistema integrado de Hardware e Software.
O que é HARDWARE?
É toda parte física do computador relacionada à máquina propriamente dita, peças, encaixes, fios, conexões, circuitos integrados(chips) e seus periféricos (teclado, mouse, monitor, impressora, drivers, etc).
O hardware de um computador é dividido em quatro partes básicas: Unidade Central de Processamento (CPU), Memória, Interfaces e Periféricos.
Estes quatro elementos do hardware efetuam entre si uma conexão para permitir que ocorra o processamento das informações através da supervisão de um programa.
O que é SOFTWARE?
É a parte lógica do computador que determina o comportamento e a função a ser executada e entendida pelo hardware. É constituído pelos programas, linguagens e sistemas necessários ao funcionamento do computador.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS


Inevitavelmente, em qualquer profissão e quase em qualquer outra atividade, o ser humano necessita estar em relacionamento com seus semelhantes.
Quando este relacionamento é harmonioso, contributivo, espontâneo, gera-se satisfação e progresso.
Ao contrário, quando é conflituoso, surgem obstáculos aos desenvolvimentos das atividades, gerando “emperramento” nos propósitos a alcançar.
Mas o que são “relações humanas”?
É a arte do relacionamento humano, que surge quando dois ou mais indivíduos se encontram. Desta forma, num ambiente de trabalho, em que duas pessoas partilham idéias e tarefas, gera-se um convívio que poderá resultar em cooperação, em atritos, comparações, etc.
Para quê estudar relações humanas?
A fim de minimizar os entraves nas relações pessoais e permitir que haja maior satisfação das pessoas envolvidas no processo de convivência.
Há dois tipos de relações humanas:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O SERVIÇO PÚBLICO NO BRASIL

I - ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO BRASIL

1 . ENTIDADES COMPONENTES
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, são entidades autônomas.
• Cabe a União exercer a soberania do Estado Brasileiro perante o contexto internacional; exercer os poderes que garanta: a soberania e defesa nacional; a cidadania; os direitos individuais; a boa relação internacional; o bem-estar sócio-econômico do povo; administrar e legislar, entre outras atividades.
• Cabe a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios competências como: conservar o patrimônio público; proteger os bens históricos, as paisagens naturais e sítios arqueológicos, o meio ambiente e da poluição; a saúde e assistência pública; e sociedade em geral.
• Cabe a União, aos Estados, e ao Distrito Federal (art. 24 da CF/88) legislar e normatizar sobre matérias específicas, como: direito tributário, financeiro, econômico, orçamentário, trabalhista etc.