sexta-feira, 2 de julho de 2010

RELAÇÕES INTERPESSOAIS


Inevitavelmente, em qualquer profissão e quase em qualquer outra atividade, o ser humano necessita estar em relacionamento com seus semelhantes.
Quando este relacionamento é harmonioso, contributivo, espontâneo, gera-se satisfação e progresso.
Ao contrário, quando é conflituoso, surgem obstáculos aos desenvolvimentos das atividades, gerando “emperramento” nos propósitos a alcançar.
Mas o que são “relações humanas”?
É a arte do relacionamento humano, que surge quando dois ou mais indivíduos se encontram. Desta forma, num ambiente de trabalho, em que duas pessoas partilham idéias e tarefas, gera-se um convívio que poderá resultar em cooperação, em atritos, comparações, etc.
Para quê estudar relações humanas?
A fim de minimizar os entraves nas relações pessoais e permitir que haja maior satisfação das pessoas envolvidas no processo de convivência.
Há dois tipos de relações humanas:

1. Comunicação interpessoal: é o relacionamento entre pessoas, caracterizada através dos eventos ou acontecimentos que se verificam no lar, na escola, na empresa, na igreja, etc.
2. Comunicação intrapessoal: é a comunicação que mantemos conosco mesmo. É o diálogo interior. Exemplos: oração, meditação, etc.
Neste capítulo, o autor estará determinado em analisar e desenvolver a comunicação interpessoal, especificamente voltado à gestão de pessoas, abordando o tema de forma não acadêmica, mas na prática, permitindo assim uma assimilação mais rápida deste assunto por qualquer pessoa.
Verificamos algumas ações de relacionamentos com pessoas, uns benéficos e outros maléficos:
AÇÕES NEGATIVAS:
COMODISMO: torna tudo “morno” e sem sal
JULGAMENTO: destrói imediatamente qualquer relacionamento
IRRITAÇÃO: transfere a carga de algo errado para outra pessoa
LEVIANDADE: desconsidera que os outros têm sentimentos e preocupações
MENTIRA: acaba com a confiança entre duas pessoas
CRÍTICAS: forma uma “muralha da China” nos relacionamentos
AÇÕES POSITIVAS:
ACEITAÇÃO: compreende que as pessoas são falhas e precisam de ajuda
OUVIR: permite entender os sentimentos dos outros
PACIÊNCIA: permite suportar uns aos outros
ELOGIAR: auxilia nos laços de simpatia mútua
INTERESSAR-SE: mostra a outra pessoa que ela pode “contar conosco”
SORRIR: o exercício mais relaxante e simpático que Deus criou
Vamos analisar porque todos nós temos a ganhar com a melhoria de nossos relacionamentos e diversas formas de fazê-lo.
Reflexões:

1. "Antes de criticar alguém, pesquise porque a pessoa agiu/age daquela forma"
2. "Entender porque as pessoas agem de determinada forma não é concordar com suas atitudes"
3. "Relacionar-se com outros custa nosso tempo e paciência. Mas vale a pena, porque nós nos tornamos mais úteis aos nossos semelhantes."
“EMPATIA” e ESTILO DE COMUNICAÇÃO
A seguir, as conclusões que chegou um grupo de psicólogos, num treinamento de Relações Humanas:
1. Grande parte do nosso trabalho é feito por meio do contato com os outros, quer como indivíduos, quer como grupo.
2. A eficiência em lidar com outras pessoas, é muitas vezes prejudicada pela falta de habilidade, de compreensão e de trato interpessoal.
3. As pessoas que têm mais habilidade em compreender os outros e traquejo interpessoal são mais eficazes no relacionamento humano.
4. A experiência tem comprovado que as pessoas podem aprender e aperfeiçoar a sua habilidade em compreender os outros e a si próprias, adquirindo traquejo nas relações interpessoais.
Às vezes nós não compreendemos por que temos certos tipos de comportamentos ou atitudes. Não tentamos verificar que isso pode acontecer, por que temos dentro de nós conflitos que não conseguimos resolver. Esses conflitos íntimos impedem nossa maneira eficiente de agir.

Exemplo: o chefe “briga” com o subordinado, porque o patrão exige “eficiência” da equipe.
Se as pessoas descobrem como agem, por que agem e tentam descobrir maneiras para compensar tais comportamentos, isso as ajudará a agir com mais eficiência no relacionamento interpessoal e na compreensão intrapessoal.
A compreensão dos outros (um dos aspectos mais importantes nas Relações Humanas) é a aptidão para sentir o que os outros pensam e sentem, sem portanto, envolver-se com tais sentimentos. Esta aptidão denomina-se empatia.

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas.
Cada pessoa, que passamos a considerar como, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo.
O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor.
Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural.
A fim de minimizar esses choques culturais, convencionou-se ferramentas e meios de múltiplas utilizações que passam a ser usados pelas pessoas na comunicação interpessoal.
Como exemplo de ferramenta, podemos considerar a fala, a mímica, os computadores, a escrita, a língua, os telefones e o rádio.
Como em todo processo de comunicação, os ruídos existentes devem ser minimizados pelo melhor nível de qualidade que o emissor possa dispor e o receptor deve se portar da maneira mais aberta para receber a informação em questão.
A escolha dos meios de comunicação e a utilização das ferramentas disponíveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruídos possível.
Uma vez transmitida a informação, o receptor a processa e, segundo seus objetivos transforma-a em conhecimento.
O importante na comunicação interpessoal é o cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado.
O sucesso na comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão dela é fator fundamental, lembre-se que vivemos em sociedade de cultura diversificada, e o que às vezes parece obvio para você para seu interlocutor não é. Devemos sempre ser objetivos e claros na nossa comunicação, nunca presumindo que “ele já sabe, e não preciso ficar explicando, porque isso é obvio.” A comunicação depois de transmitida de forma correta ao seu interlocutor, deve ter um acompanhamento para ele saber se está agindo de forma correta, ou se precisa corrigir ou melhorar, esse processo chamamos de feedback.

O ambiente reflete no ser humano? Bem, podemos, por exemplo, observar um shopping center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro, a limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem com que ajamos de certa maneira, podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou o contrário um casamento formal e poderíamos dar tantos outros exemplos. Mas é claro que não seria só o tipo do ambiente que pode influir em nosso comportamento, também deve influenciar a forma em que o ambiente é moldado, decorado, o tipo de roupa permitido, a climatização, o visual, as cores das paredes, flores no ambiente, obras de arte, quadros, conforto em geral, entre tantos outros fatores.

Portanto podemos supor que o ambiente de trabalho também deve influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos.

Pode-se observar historicamente uma grande evolução no ambiente de trabalho desde a revolução industrial até o final do século XX... e quais serão as perspectivas para o século XXI?

Deve-se lembrar que estamos no século XXI, assim sendo, já não seria hora de questionar alguns paradigmas quanto aos ambientes de trabalho? Muito bem! Sabe-se que muitos já pensaram nisto, porém não há trabalhos significativos neste campo. Ao se pensar nisto decidiu-se elaborar um projeto de pesquisa onde se buscará demonstrar que muitos aspectos e formas no ambiente de trabalho já podem e devem ir modificando-se, o ideal poderia ser o nosso ambiente de trabalho tornar-se a extensão de nossa casa e muitas vezes será a nossa própria casa ou como se assim fosse. E como que o ambiente de trabalho pode influir ou não nos relacionamentos interpessoais?


Motivação ou Não, Causada pelo Ambiente de Trabalho
É sabido que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como: alimentação, sono, atividades física, satisfação sexual etc; necessidades psicológicas: como segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de auto-realização: como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento.
Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia.

Segundo Chiavenato (2000)
A motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades.(p.161)

Também segundo Chiavenato (2000)
O homem é considerado um animal dotado de necessidades que se alternam ou se sucedem conjunta ou isoladamente. Satisfeita uma necessidade surge outra em seu lugar e, assim por diante, contínua e infinitamente. As necessidades motivam o comportamento humano dando-lhe direção e conteúdo.(p.128).


Como se pode verificar supõe-se que os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais, mas também se pode verificar que muitas vezes os homens se comportam de forma dualista.

Segundo Chiavenato (2000)
O homem se caracteriza por um padrão dual de comportamento: tanto pode cooperar como pode competir com os outros. Coopera quando os seus objetivos individuais somente podem ser alcançados através do esforço comum coletivo. Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros.(p.128)


Influência do Ambiente
Não se pode exigir resultados de uma equipe se esta não tiver um mínimo de comodidade e de condições para realizar suas necessidades básicas. Mas se acredita que quanto melhor e mais bem atendidas estas necessidades tanto melhor será o desempenho de uma equipe.

O ambiente de trabalho é constituído de duas partes distintas: a física (instalações, móveis, decoração etc) e a social (as pessoas que o habitam).

Segundo Magalhães (1990)
...influem no conforto social. Evidentemente, se tais elementos forem precários, ninguém trabalhará com moral elevado. Conforme a natureza do trabalho, exigir-se-á uma luminosidade, uma temperatura, um grau de umidade diferente, o que também deverá estar de acordo com a região onde se trabalha e a época do ano. (p. 51)

Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho
Como se viu as pessoas são produtos do meio em que vivem, tem emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam sejam o espaço físico ou social.

Como diz Bom Sucesso (1997)
A valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência, e, por outro, estabelece relações interpessoais, que teoricamente serviriam para reforçar a sua identidade e o senso de contribuição. (p.36).


Fatores Intrapessoais e a Qualidade de vida no Trabalho
Cada pessoa tem uma história de vida, uma maneira de pensar a vida e assim também o trabalho é visto de sua forma especial. Há pessoas mais dispostas a ouvir, outras nem tanto, há pessoas que se interessam em aprender constantemente, outras não, enfim as pessoas tem objetivos diferenciados e nesta situação muitas vezes priorizam o que melhor lhes convém e às vezes estará em conflito com a própria empresa.

Como observado por Bom Sucesso (1997)
O auto conhecimento e o conhecimento do outro são componentes essenciais na compreensão de como a pessoa atua no trabalho, dificultando ou facilitando as relações. Dentre as dificuldades mais observadas, destacam-se: falta de objetivos pessoais, dificuldade em priorizar, dificuldade em ouvir. (p.38)


É bom lembrar também que o ser humano é individual, é único e que, portanto também reage de forma única e individual a situações semelhantes.

Como observado por Bom Sucesso (1997)
No cenário idealizado de pleno emprego, mesmo de ótimas condições financeiras, conforto e segurança, alguns trabalhadores ainda estarão tomados pelo sofrimento emocional. Outros, necessitados, cavando o alimento diário com esforço excessivo, ainda assim se declaram felizes, esperançosos.(p.176).


Responsabilidade Pela Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho

Normalmente procura-se passar a responsabilidade para a outra parte, porém é importante lembrar que somos produto do meio, mas também influímos no meio.

Como diz Bom Sucesso (1997)
Além de constituir responsabilidade da empresa, qualidade de vida é uma conquista pessoal. O auto conhecimento e a descoberta do papel de cada um nas organizações, da postura facilitadora, empreendedora, passiva ou ativa, transformadora ou conformista é responsabilidade de todos.(p.47)

Arranjo Físico e Ambiente de Trabalho

O objetivo de um arranjo funcional é garantir conforto, bem-estar, satisfação e segurança para os funcionários e garantir aos clientes melhores condições de visualizar os produtos, além de um ambiente saudável e agradável de ser visitado, ao espaço físico oferecer flexibilidade na disposição dos materiais e bom aproveitamento do espaço, à empresa propiciar aumento dos níveis de qualidade, produtividade e eliminação dos desperdícios.

Muito bem, isto é sabido e faz parte de muitas correntes de pensamentos da administração, porém com diz Moreira (2000)
Esses fatores em si não promovem a satisfação, mas a sua ausência a inibe. Por outro lado, fatores como oportunidade de auto-realização, reconhecimento pela qualidade e dedicação no trabalho, a atratividade do próprio trabalho em si e a possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional do trabalhador são motivadores em essência. Recebem o nome de fatores de motivação. (p.287).


Princípios dos 5S

Como se sabe os 5S são sinônimos de qualidade para o ambiente de trabalho e cabem aqui algumas observações como a realidade e percepção do ambiente que é observada de maneiras distintas por cada pessoa.

Segundo Silva (1995)
Os nossos sentidos e os nossos valores podem nos confundir.Quando isso ocorre deixamos de ver a bagunça, o desperdício, e todo tipo de comportamento que gera má qualidade de vida. É preciso prestar mais atenção para perceber a realidade.(p.2)

Os 5 sensos ou bom senso, que é mais adequado assim colocar, procura mostrar que com uma boa utilização dos materiais, uma boa ordenação, com uma limpeza constante, com saúde e higiene e acima de tudo com autodisciplina se alcança maior conforto e um melhor relacionamento no trabalho e conseqüentemente melhores resultados para a empresa.

Como observado por Silva (1995)
Pode-se criar um ambiente de qualidade em torno de si, usando as mãos para agir, a cabeça para pensar e o coração para sentir, por meio do sistema ou programa 5S. É só colocar em ação cinco sensos que estão dentro de cada um (p.4).

Os passos que se deve seguir são faxina geral, limpar o ambiente e os objetos, separar tudo o que se precisa com freqüência daquilo que se usa esporadicamente, fazer uma arrumação de forma a se facilitar a vida no trabalho, guardar cada coisa em seu lugar, manter os equipamentos em ordem e bom funcionamento, combater o desperdício, ordenar as informações, estar atento as condições de saúde e higiene e por fim uma auto disciplina e aperfeiçoamento constante do local de trabalho.

Como conclui Silva (1995)
Podemos iniciar a longa caminhada da melhoria continua praticando os cinco (bons) sensos que cada um tem dento de si: utilização,ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. A mudança deverá ocorrer dentro de cada um. Se não tomarmos a decisão pessoal de viver com dignidade,ninguém poderá nos ajudar. (p.18)

EXERCÍCIOS:

A) Explique como cada um desses ítens abaixo pode ajudar e/ou prejudicar um bom andamento do trabalho no ambiente escolar.

1. Falta de Atenção:
2. Preconceitos:
3. Negativismo:
4. Ataques Pessoais:
5. Falar demasiadamente:
6. Parcialidade:
7. Impaciência:
8. Desrespeito:
9. Falta de humor:
10. Questões polêmicas:
11. Postura:

25 comentários:

Anônimo disse...

A regra de ouro da conduta é a compreenção, porque muitos não
pensam da mesma forma e sempre vivemos só uma parte da verdade sobre diferentes ângulos. Portanto podemos supor que o ambiente de trabalho também deve influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos. Como se pode verificar supõe-se que os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais, mas também se pode verificar que muitas vezes as pessoas se comportam de forma dualista. O ambiente de trabalho é constituído de duas partes distintas: a física (instalações, móveis, decoração etc) e a social (as pessoas que o habitam). É bom lembrar também que o ser humano é individual, é único e que, portanto também reage de forma única e individual a situações semelhantes.

Neide disse...

Comunicaçao è o segredo do sucesso.Seja na escola,em casa,em qualquer lugar.Saber falar e saber ouvir é o caminho para saber se está agindo corretamente ou se estÀ errado sobre algo.Vivemos e trabalhamos com pessoas de culturas diferentes por isso nao julgue;nao critique pois o ser humano è falho por isso sorria e ofereça sua ajuda sempre.

Neide disse...

Comunicaçao è o segredo do sucesso.Seja na escola,em casa,em qualquer lugar.Saber falar e saber ouvir é o caminho para saber se está agindo corretamente ou se estÀ errado sobre algo.Vivemos e trabalhamos com pessoas de culturas diferentes por isso nao julgue;nao critique pois o ser humano è falho por isso sorria e ofereça sua ajuda sempre.

roselijoaomonteiro@hotmail.com disse...

Desde muito cedo, aprendemos a nos comunicar, mas na vida, como na profissão, que escolhemos o aprendizado não muda estamos constantemente em aprendizagem, a maneira que nós chegamos as outras pessoas é que muda, por isso; se nos dirigimos as outras pessoas com educação, respeito e bom senso temos mais chances de ter sucesso e seguramente,ter nossos objetivos alcançados.

roseli jms disse...

Como somos seres humanos,temos o poder de pensar, esta certo que quando temos algum problema , nossa mente , junto com nosso sistema nervoso, tem uma reação turbulenta, as vezes ao nosso favor ,outras vezes não; mas isso nos ensina,que temos a capacidade, de pensar e ,nos colocar no lugar dos outros mesmo que seja por um instante; não é facil,eu sei mas se todas as vezes que tentarmos fazer isso , com toda certeza perceberemos , que as pessoas no fundo são todas iguais , só muda de aparencia mas nunca deixará de ser: humano, percebendo isso, nosso trabalho, será feito com destreza,com respeito e acima de tudo com humanidade.

RAFAEL DE PAULA disse...

boas relações interpessoais é a compreensão de que cada pessoa tem uma personalidade própria , que precisa ser respeitada e que cada um traz consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas, e que influenciam o seu comportamento. uma disposição interior, uma aceitação do outro que transparece no modo de falar, de olhar, na postura e, sobretudo, na forma de agir adequadamente.

ÂNGELO MONTEIRO disse...

Hoje em dia, para qualquer área que você vá atuar, queira ou não, você está envolvido nas Relações Interpessoais, de uma forma que, leva você à ter um bom relacionamento com seus companheiros de trabalho, dessa forma, ambos vão sair ganhando, ou seja, é muito importante para sua carreira como um todo.

Roseli jms disse...

Temos a conciência que cada ser humano tem seu jeito, gênio,opinião e forma de ver as coisas, diferentes umas das outras;por isso devemos ter o respeito, por cada individuo seja por sua crença, estilo,etc...

mas também temos que aprender a nos colocar no lugar dessas pessoas, nem que for por alguns instantes, assim percebemos que tudo o que nos rodeia ,tem o como e porque de acontecer ou estar lá,são coisas simples que não conseguimos desvendar, porque o simples para o ser humano se torna complicado.

Andréa disse...

O ser humanao não é facil de enteder cada pessoa é diferente da outra isto atrapalha os relacionamento entre si devemos respeitar os pensamentos e maneira de agir de cada um.
Procurar ajuda e ajudar o proximo em todo momento seria uma maneira prática de entedimento. As criticas sempre surge não devemos nos abalar usaremos essas criticas positivamente a nosso favor, elogios não devem nos iludir precisamos esta atento no que falamos ou agimos para não sermos mal enterpletado e gerar conflitos em nosso setor de trabalho ou familiar.

julia disse...

JÚLIA DISSE QUE COMPRIENDER O SER HUMANO NÃO É TAREFA FÁCIL MÁS SE NÃO TENTAR FICA PIOR AINDA PORTANTO NO NOSSO TRABALHO PRINCIPALMENTE TEMOS A OBRIGAÇÃO DE TENTAR MANTER UM BOM RELACINAMETO COM OS OUTROS. SABER CALAR QUANDO FOR PRECISO OUVIR QUANDO NESCERIO PARTICIPAR DE TAREFAS, RESPEITAR OPINIÃO DO OUTRO, TUDO ISSO, ACREDITO QUE FUNCIONA.NOVA OLIMPIA 4 DE AGOSTO DE 2010.

OSMARINA FERNANDES disse...

O fato é que o principal foco a ser analisado nas relações interpessoais abrange varias característica, onde o objetivo desse processo interpessoal é melhorar a qualidade de manipulação e aproveitamento dos alimentos na hora de preparar a merenda dos alunos e principalmente visando a comunicação com os demais funcionários.

JUCINALDO disse...

A escola é um sistema social que resulta da interação de agentes individuais composta por uma rede de grupos culturais diferentes que se interage de forma sincrônica dentro do espaço e do tempo escolar. Todo indivíduo tem sua cultura independente da vida escolar. Existe uma cultura que é a escolar construída no dia a dia e na movimentação de todos os integrantes da escola. A cultura escolar é diferente em cada escola, pois cada uma cria uma identidade que fortalece as relações internas e podem influenciar o desenvolvimento da comunidade. Desempenhando atitudes e ou atividades que evidenciem a integração entre as pessoas em dimensões políticas, pedagógicas e administrativas.
O gestor, grande articulador da escola, deve esforçar-se por criar canais adequados de comunicação e interação e garantir o alcance dos objetivos da escola, mantendo um bom clima entre as pessoas que fazem parte da comunidade escolar e local

JUCINALDO disse...

A escola é um sistema social que resulta da interação de agentes individuais composta por uma rede de grupos culturais diferentes que se interage de forma sincrônica dentro do espaço e do tempo escolar. Todo indivíduo tem sua cultura independente da vida escolar. Existe uma cultura que é a escolar construída no dia a dia e na movimentação de todos os integrantes da escola. A cultura escolar é diferente em cada escola, pois cada uma cria uma identidade que fortalece as relações internas e podem influenciar o desenvolvimento da comunidade. Desempenhando atitudes e ou atividades que evidenciem a integração entre as pessoas em dimensões políticas, pedagógicas e administrativas.
O gestor, grande articulador da escola, deve esforçar-se por criar canais adequados de comunicação e interação e garantir o alcance dos objetivos da escola, mantendo um bom clima entre as pessoas que fazem parte da comunidade escolar e local

josiiii! disse...

É relações interpessoais são forma e maneira de relacionamento com seus semelhantes.
ou seja se você se abituar com seus companheiros de trabalho sem pôlemica você estará conseguindo desenvolver suas atividades em seu trabalho e na sociedade....
A para uma boa relação você deve manter o empenho de sempre acreditar em que você faz e que os outros fazem....etc.

Anônimo disse...

A comunicação interpessoal é o ato de trocar informações com duas ou mais pessoas.
os individuos, que podem ser considerados interlocutor, tem o hábito de trocar informações sobre seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, ou seja a chamada no dizer popular "bagagem" que traz consigo. Neste processo de comunicação tem de haver no mínimo a existência do emissor e receptor.

considerando que para haver a comunicação é necessário que haja o entendimento que se deve aos seguintes aspectos: emissor, receptor, mensagem, código, canal, entendimento.

MEIREJOAOMONTEIRO disse...

Falar de relaçao interpessoal e falar de respeito,uniao e humildade com os colegas de treabalho,so atraves disso que iremos alcançar o sucesso.

MIRIAM JOAO MONTEIRO disse...

Em nosso trabalho agente se deparam com pessoas diferentes de gêneros umas das outras.Devemos respeitar o jeito,gênio e as opiniões,hoje em dia em qualquer local de trabalho a gente estamos envolvido nas Relações Interpessoais,ensinando cada vez mais você pensar,agir e falar na hora certa,respeitando opiniões
dos outros.Se serguirmos essas regras é lógico que vamos ter companherimos e sucesso em nosso local de trabalho.

Ana Mary disse...

Atualmente o mundo não oferece uma
boa relação entre pessoas. porque
a maioria vive ambiciosamente, que-
rendo tudo para si.
Mas devemos ter bom relacionamento
com pessoas de nosso convívio,
e em todos os aspéctos.
No trabalho, na escola, nas vizinhanças,e de uma maneira geral.

larryane disse...

O ambiente de trabalho tambem influi no comportamento do ser humano,todas as pessoas devem saber falar mais tambem saber ouvir,convivemos com pessoas de diferentes culturas entao temos que ter boas relaçoes interpessoais principalmente em nosso ambiente de trabalho.

RAFAEL DE PAULA disse...

1. Falta de Atenção: ERROS EM EXECUTAR TAREFAS
2. Preconceitos: ATO DE SEGREGAÇÃO E INIMIZADE
3. Negativismo: FALTA DE CONFIANÇA
4. Ataques Pessoais: NÃO SOCIAVEL
5. Falar demasiadamente: CRIA CLIMA DESUNIÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
6. Parcialidade: FALTA DE TRABALHO EM EQUIPE
7. Impaciência:
8. Desrespeito: LEVA A DESCONFIANÇA ENTRE FUNCIONÁRIOS
9. Falta de humor: ABAIXA AUTO ESTIMA E DIMIMUI O RENDIMENTO DO TRABALHO
10. Questões polêmicas: SÓ CRIA DESCONFORTO NO AMBIENTE DE TRABALHO E MUITAS VEZ NÃO LEVA A LUGAR NENHUM.
11. Postura: AFETA A CONDUTA DO FUNCIONÁRIO

Anônimo disse...

1. Falta de Atenção: OCASIONA ERROS DURANTE AS TAREFAS
2. Preconceitos: DIFICULTA A COMUNICAÇÃO, E O DESEMPENHO DO TRABALHO.
3. Negativismo: GERA DESMOTIVAÇÃO
4. Ataques Pessoais: GERA INTRIGAS E ATRAPALHA O PAPEL DE CADA UM NO TRABALHO.
5. Falar demasiadamente: TORNA PÉSSIMA A RELAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS DO AMBIENTE DE TRABALHO.
6. Parcialidade: FAZ COM QUE O INDÍVIDUO NÃO SAIBA TRABALHAR EM EQUIPE.
7. Impaciência: FAZ COM QUE COMETA – SE ERROS DRÁSTICOS.
8. Desrespeito: É UMA FALTA QUE PODE LEVAR A DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA E EXONERAÇÃO.
9. Falta de humor: GERA ESTRESSE, O QUE PODE SER PREJUDICIAL À SAÚDE.
10. Questões polêmicas: SÓ GERA CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO.
11. Postura: É INDISPENSÁVEL.

VANIA JOAO MONTEIRO disse...

Bom a convivência com pessoas realmente não é fácil,por isso que devemos ser bons profissionais,e cabe dentro de um bom desempenho,o profissional saber falar e ouvir, o bom relacionamento com as pessoas vem também a ser bom quando sabemos respeitar opiniões,gostos,religião etc.

Eliane (joão monteiro) disse...

Relações inter pessoais
Comunicaçao è o segredo do sucesso. Seja na escola,em casa,em qualquer lugar.Saber falar e saber ouvirComo somos seres humanos,temos o poder de pensar, esta certo que quando temos algum problema , nossa mente , junto com nosso sistema nervoso, tem uma reação turbulenta, as vezes ao nosso favor ,outras vezes não; mas isso nos ensina,que temos a capacidade, de pensar e ,nos colocar no lugar dos outros mesmo que seja por um instante; é o caminho para saber se está agindo corretamente ou se está errado sobre algo. desta formas sentiremos o mesmo que o outro e assim poderemos mudar nossa postura, diante asituação.

Dalva Maria disse...

O convívio coletivo garante a saúde do grupo e enriquece, sobremaneira, o indivíduo que se dispõe a dedicar-se na arte da conversa. Seja ela técnica, acadêmica, social, não importa, é a conversa que cria o elo que ativa a “liga” da sociedade e fortalece as relações interpessoais.

Talita disse...

1. FALTA DE ATENÇÃO - Essa caracteristica mostra um funcionário não comprometido coms suas tarefas e responsabilidades.
2. PRECONCEITO - Hoje, mas do que antes as pesooas devem ser valorizadas e respeitadas pelo que elas são. Descriminação leva a pobreza de espirito, falta de cultura e uma desqualificação pessoal.
3. NEGATIVISMO - O caráter negativo demostra uma pessoa sem confiança em si mesma e nem nos outros. Essa caracteristica não leva a auto-estima de crescer e evoluir fracassando no trabalho.
4. ATAQUES PESSOAIS - Demosntra uma falta de caráter e uma falta de educação e passando a ser uma pessoa invejosa que transporta leva seus problemas pessoais para o trabalho.
5. FALAR DEMASIADAMENTE - Atrapalha qualquer função o profissional deve ouvir muito e falar somente o necessário.
6. PARCIALIDADE - Ser parcial é uma demonstração de protecionismo e falta de profissionalismo. A imparcialidade é uma forma de trabalhar com justiça e honestidade demonstrando bom caráter.
7. IMPACIÊNCIA - É uma caracteristica que atrapalha o bom funcionamento das atividades. Isso leva á imperfeição e atidudes erradas. Ser paciente é ter mais compromisso com as atividades.
8. DESRESPEITO - Atidude essa que leva tudo a aperder e onde por motivos pessoais atrapalha o desempenho profissional.
9. FALTA DE HUMOR - O bom humor quando controlado , leva a um bom resultado profissional. A falta de humor atrapalha o desempenho profissional e deixa um certo ar de negatividade no ambiente.
10. QUESTÕES POLÊMICAS - Quando forem relacionadas ao trabalho, devem ser encaradas com naturalidade, a fim de resolvê-los.
11. POSTURA - Uma boa postura, quer seja física, quer seja de personalidade, resulta num profissional competente, responsável e realizado.