quinta-feira, 13 de maio de 2010

HORTA ESCOLAR - UM BEM NECESSÁRIO





Introdução

A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

Objetivos:

Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
Conhecer técnicas de cultura orgânica;
Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
Cooperar em projetos coletivos;
Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

Instalação e Manejo da Horta

A escolha do local está vinculada a disponibilidade de sol, água, condições de terreno e proteção de ventos fortes e frios. Poderá ser implementada em área retangular, cercada com alambrado e com um portão de acesso. Deve-se observar que o acesso das crianças a horta não deve oferecer risco algum de acidentes.

Critérios para escolha do local para implantação da Horta

Local Ensolarado: as hortaliças são plantas de crescimento rápido, mas precisam de muita luz para crescerem sadias e rapidamente.

Local próximo à água: água de boa qualidade e abundante é muito importante para a horta.

Terreno bem drenado: as raízes das hortaliças respiram em terrenos compactados ou encharcados a quantidade de ar disponível no solo é insuficiente para a respiração das raízes, atrasando o crescimento e ocasionando em muitos casos o aparecimento de doenças nas raízes.

Composição do solo: analisando o solo, encontramos 4 elementos (argila, areia, a e matéria orgânica).

Local protegido: mesmo as plantas que vegetam na época fria, não apreciam ventos fortes e frios: o vento além de estragar folhas e frutos, aumenta muito o consumo de água.


Materiais necessários

Os materiais básicos definidos para um manejo adequado são:

 Ancinho – utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado
 Colher de Jardineiro – utilizado em operações de transplante de plantas
 Enxada – usada para misturar adubos, terra e nas capinações.
 Garfo – coleta de mato e folhagem
 Regadores de diferentes tamanhos permitindo manuseio das crianças
 Sacho – para aforamento da terra a capina entre linhas de plantas.

Semeadura ou Plantio

1) Sementeira – A sementeira pode ser de material reutilizável. Como regra, a profundidade das sementes das hortaliças a serem semeadas dependerá do tamanho da semente. A sementeira deve ser previamente umedecida e ser mentida úmida com regas pela manhã e tarde.


2) Transplante – O transplante é feito após as mudas apresentarem 4 a 6 folhas. Observar que a sementeira deverá ser molhada para a retirada das mudas.



Seleção de Hortaliças para Plantio

Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):

a) Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;
b) Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;
c) Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;
d) Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;
e) Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.


Manejo da Horta

Serão levadas a efeito no manejo da horta:

 Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;
 Retirar plantas invasoras;
 Afofar a terra próxima ás mudas;
 Completar nível de terra em plantas descobertas;
 Observar fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus);

Colheita e Higienização

A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Será realizada a higienização com auxílio das merendeiras.

Consumo

A colheita após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções presentes.

Responda: FAÇA UM BREVE LEVANTAMENTO DAS VERDURAS E LEGUMES QUE PODERÃO SER PLANTADOS NA SUA ESCOLA E QUE PODERÃO SER UTILIZADOS NA MERENDA ESCOLAR.


HORTA ESCOLAR É PROJETO DO MEC

Horta escolar muda hábitos e melhora aprendizado Com mudanças de hábitos alimentares, estudantes de três municípios que participaram do projeto-piloto sobre hortas escolares estão aprendendo mais e os índices de anemia e de obesidade caíram, comparados aos de anos anteriores. Os resultados foram expostos está semana, em Brasília, no Encontro Nacional Educando com a Horta Escolar promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

Os relatos são de coordenadores e professores que trabalharam diretamente no projeto nos municípios de Santo Antonio do Descoberto (GO), Saubara (BA) e Bagé (RS). Participaram do encontro, técnicos do FNDE e das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

O professor Railson Ribeiro, da Escola Municipal Rural A Caminho da Luz, de Santo Antônio do Descoberto, disse que o melhor desse projeto é o envolvimento dos alunos. “O benefício da horta se reflete no aprendizado.” Segundo ele, os pais procuram a escola para falar sobre mudanças de hábitos das crianças e os testes para avaliar a anemia nos alunos revelaram que eles estão muito bem depois que passaram a se alimentar com produtos da horta.

Em Saubara, a história se repete e o entusiasmo também, diz a coordenadora Teresa Cristina, que observou a mudança de postura do professor ao reconhecer a horta como espaço pedagógico útil para o aprendizado.

Em Bagé, a professora Olga Maria Simões, secretária municipal de educação e coordenadora do projeto Hortas, disse que o professor tem liberdade para escolher quando levar os alunos à horta e que, constantemente, ouve relatos positivos dos pais. “Eles dizem que melhorou em tudo, que têm observado que as crianças estão mais engajadas, mais interessadas e mais exigentes.” Olga Simões explicou que no Rio Grande do Sul dois problemas de saúde são comuns entre os alunos: a obesidade e a anemia. Hoje, com o cultivo de legumes e hortaliças esse quadro mudou nas 60 escolas do projeto.

O resgate ao cultivo da terra, a reflexão sobre a importância do consumo de alimentos sem agrotóxicos e a interação entre professor, aluno, funcionário e comunidade também foram considerados pontos positivos pelos três municípios envolvidos no projeto-piloto, que teve duração de dois anos. O Projeto Horta Escolar — eixo gerador de dinâmicas comunitárias, educação ambiental e alimentação saudável e sustentável — é resultado de acordo assinado em maio de 2005 entre o FNDE e a FAO.

Como funciona — A FAO dispõe na internet todas as informações do projeto. No sítio www.educandocomahorta.org.br o projeto é detalhado e traz três publicações criadas para orientar os municípios, disponíveis para download. Na avaliação da FAO, o projeto justifica-se pelo fato de no Brasil a fome, a desnutrição, as deficiências de micronutrientes e as enfermidades serem resultantes de alimentação excessiva ou inadequada. A partir dos anos 80 (do século 20), doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade alcançaram o patamar de 240%, agravando, juntamente com os males oriundos da subnutrição, a situação da saúde pública do país.

EXERCÍCIO

1) Reuna os funcionários da sua escola, os alunos e, se possível, a comunidade escolar, escolha um local ensolarado e façam, pelo menos 1 canteiro, plante nele cheiro verde (cebolinha, salsa e coentro, se quizerem poderão ampliar este horizonte. regue tudo e faça um relatório, desde a escolha do local até o processo final da confecção do canteiro.

Obs.: CAso não haja espaço, poderá usar caixotes de madeira ou outro recipiente para o plantio.

42 comentários:

Anônimo disse...

Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Desta forma se faz necessário que os professores resgatem este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. exemplos:

a) Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;
b) Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;
c) Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;
d) Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;
e) Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.

Unknown disse...

Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve,rúcula, repolho;
b) verduras – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha, cenoura, beterraba, rabanete;
e) tempeiros- alho, cebolinha, salsa, coentro e pimenta de cheiro.

josinalda disse...

No trabalho com a horta, todas as pessoas que
compõem a comunidade escolar podem contribuir,
são necessárias e desempenham uma importante
função: merendeiras, professores, corpo técnicopedagógico,
gestores públicos, educandos, agricultores
familiares e a comunidade externa da escola.
Nesse entendimento, a horta
na escola é uma estratégia
viva.
hortaliças:

raízes: cenoura, Rabanete, Nabo e Beterraba.
Bulbo: Cebola,Cebola Roxa e Alho.
Tubérculos: batata e batata doce.
Brássica:repolho, a couve-flor, o brócolis, o nabo e a couve.
Frutos:Berinjela, tomate, pimentão, pimenta.
Verduras: Alface, rúcula, agrião, espinafre e acelga.
ect...

Osmarina disse...

Se seguirmos as estretegicas e a tecnologia expansiva, podemos caracterizar como:
Mês de Janeiro: alface, milho.
fevereiro: rabanete e alface.
Maio: espinafre,couve-flor.
Ou seja, é um exemplo de verduras e legumes que podem ser semeados durante o ano todo, possibilitando o enriquecimento da alimentação, reduzindo gastos, incentivando os alunos e credibilizando o sistema informativo.

maria auxiliadora disse...

uma horta na escola sera de grande beneficio para nossos alunos que poderão ver de perto alguns dos alimentos que são consumidos por eles,alimentos fresquinho e de boa qualidade.
exemplos:

a)legumes-abobrinha,mandioca,quiabo
b)hortaliças-alface,couve,repolho
c)hortaliças temperos-coentro,alho,cebolinha,salsa.

elizete disse...

A horta escolar é um trabalho que envolve toda á escola, pois cada um pode contribuir para o desenvolvimento desse projeto.
Tempeiros- alho, salsa, coentro, cebola e cebolinha;
Hortaliças folhas- alface, rúcula, almeirão e couve;
verduras- cenoura, tomate e beterraba.

Unknown disse...

E importante na merenda escolar, porque e nutritiva, atraves das verduras q tras gostos e vitaminas para nosso oraganismo.os cheiros verdes da mais sabora merenda.Tudo que vem dos produtores rural nos aproveitamos na nossa merenda escolar. Hortalicias ha alface, tomate,repolho, pimentao, cheiro verde,etc. tudo isso e importante para a nossa alimentaçao.DIRACI JM.

Unknown disse...

E importante na merenda escolar, porque e nutritiva, atraves das verduras q tras gostos e vitaminas para nosso oraganismo.os cheiros verdes da mais sabora merenda.Tudo que vem dos produtores rural nos aproveitamos na nossa merenda escolar. Hortalicias ha alface, tomate,repolho, pimentao, cheiro verde,etc. tudo isso e importante para a nossa alimentaçao.DIRACI JM.

VALIR LINO disse...

Se cada escola tivesse uma horta comunitaria seria a melhor coisa do mundo de comer frutas,verduras e legumes fresquinhos e sem produtos quimicos pra que os alunos tabem pudesse acompanha o trabalho feito nas horta, mas nos temos só uma que fas parceria com as escolas ea usina itamarati.
Com isso poderiamos ta plantado couve, alface, rucula, berinjela, cenoura,abobora,quiabo, beterraba, tomate, cebola e varias outras variedades de hortaliças.

Unknown disse...

É muito importante plantar as verduras e ter uma horta na escola; pois fica muito mais prático e bem mais em conta plantar e cultivar e comer e sem contar que as verduras saem bem mais bonitas; e saborosas. seria importante plantar couve, alface,tomate ,cenoura , coentro,cebolinha .etc

Unknown disse...

É muito importante ter uma horta na escola,seria mais fácil e as verduras sairia mais bonitas e saborosa.seria interessante plantar alface tomate cenoura batata cheiro verde.etc.

Unknown disse...

seria importante ter uma horta na escola assim as verduras iam ser bem mais bonitas e saborosas.plantaria alface tomate, cebolinha cenoura ,etc

clau disse...

TER uma horta na escola é otimo, alem de incetiva os alunos a cultivar.é tambem economia se plantarmos por exeplo couve, rucula cheiro verde,alem de ervas medicinais como ortelã erva doce ect.

Anônimo disse...

Um aspecto importante é o uso destas hortaliças para a merenda escolar, reduzindo o custo para a escola e oferecendo a todos os alunos uma alimentação mais adequada. Além de toda questão nutritiva, sabe-se ainda que as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.

larryane disse...

a)hortaliças folhas; alfalce,couve, repolho e rocúla almerão.

b)hortaliças frutos; tomate, pimentao,pepino,abobora.

c)raizes; cenoura,beterraba,nabo.

d)cebolinha,salsa.coentro

www.claragraziegabi.blogspot.com disse...

alface, rúcula ,cebolinha. legumes chuchu, beterraba ,pepino.

rs_sousanunes@hotmail.com disse...

Ter uma horta na escola é de grande utilidade, principalmente quando plantamos couve,cheiro-verde,alface e ervas medicinais e etc.

Edileuza disse...

O cultivo de horta na escola seria um sucesso com participação dos alunos,contribuindo para enriquecer,com folhas e legumes e verduras oferecida na merenda escolar.E permite o desenvolvimento de habilidade do processo educativo deles.Exemplo:mandioca,beterraba,cenoura,abobora,quiabo,couve,alface,cebolinha,salsa e coentro.

joana disse...

Com uma horta no colegio os alunos tiveram a variedade de legumes e verdura na hora do lanche.A horta comunitaria é um trabalho que envouve a todos no colegio.

Dalva disse...

O trabalho da horta escolar tem mais beneficios do que deixar a refeição mas nutritiva e saudável,pois, além desse beneficio ajuda também a melhorar a intereção entre a escola e os alunos envolvendo assim toda a comunidade.
Um cardapio saudável teria que ter:
a) Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve,repolho;
b) Hortaliças Frutos -tomate,pimentão,abobrinha;
d) Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba;
e) Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.

Escola F.S.A

ÂNGELO MONTEIRO disse...

Na minha opinião toda escola deveriam ter sua própria horta, haja visto que, é importante para o meio ambiente e para reduzir as despesas. Também serve para conscientizar tantos alunos como funcionários.

tyana paraibana disse...

uma horta na escola ,sera de grande insentivo para que os alunos conheçam de perto ,como funciona e os cuidados que devemos ter insentivando para que eles possam utilizas esta esperiencia e sua propria casa.
exemplos;
cheiro verde;rucula,couve
hortaliças,abobrinha,quiabo

ROSELI JOAO MONTEIRO disse...

tenho certeza que a horta nas escolas trara um otimo resultado ainda mais se os alunos tiverem aulas praticas desses alimentos, que muitas vezes enriquecem as suas proprias alimentações; com tudo: essa atividade dara a eles uma noção basica de como funciona a natureza e de como ela e perfeita,sem contar como a alimentação saudavel e necessario para a formação e desenvolvimento do ser humano; o que podemos plantar: acredito que o que der para utilizar nas refeições como por ex: cenoura, batata,cebolinha salsa, coentro,tomate, couve,alface,abobrinha,todo alimento que e cuidado com amor e carinho faz bem por mais amargo que ele seja sempre salva uma pessoa.

Neide disse...

se todas as escolas fossem obrigadas a terem uma horta ,com certeza a merenda escolar seria mais saldaveis.

miriam joao monteiro disse...

Na escola devemos plantar ,coentro,salsa,cebolinha.
Hortaliças-alface,couve,almerão,rucula.
Verduras-batata,cenoura,tomate,beterraba e abobora.

vania joao monteiro disse...

Uma horta e de muita importância na escola. Si em cada escola estiverse uma horta as merenda dos alunos seriam bem mais saudável.As verduras seriam; Alface,repolho,Almeirão,couve,cenoura,beterraba,cheiro verde, cebolinha etc.

vania joao monteiro disse...

Uma horta e de muita importância na escola. Si em cada escola estiverse uma horta as merenda dos alunos seriam bem mais saudável.As verduras seriam; Alface,repolho,Almeirão,couve,cenoura,beterraba,cheiro verde, cebolinha etc.

ELZA JOAO MONTEIRO disse...

A horta é uma grande renda para nossa escola.Podemos plantar coentro,salva,cebolinha,cebola.
Hortaliças folhas:Alface,couve,e almeirão.
verduras:Cenoura,rabanete,tomate e batata.

Anônimo disse...

O homem precisa da terra para seu sutento, isso permite com que este aprenda a trabalhar com ela, ou seja uma forma de envolver homem-natureza, por depender integralmente dela para sobreviver.
por isso faz - se necessário a horta na escola no que se refere a conscientização do discente sobre sua dependência da natureza, por ser um ser biológico.
Hortaliças Folhas: repolho, couve, alface, etc;
Hortaliças Frutos: Pimentão, tomate, quiabo, abobrinha, etc;
Hortaliças Flores: Couve Flor, Brocolis, etc;
Hortaliças Raízes: Beterraba, nabo, cenoura, etc;
Hortaliças Condimentos: Salsa, coentro, espinafre,etc.
Frutos

ALCILENE disse...

Horta nas escola é de muita importância, permite aos alunos uma boa alimentação, proporcionando alimento saúdavel, como alface, almeirão, repolho, beringela, tomate, couve, pimentão, cenoura, beteraba,abobrinha,etc... também como o cheiro verde que é de muita importância na merenda, ajuddando no sabor.

Ana Mary disse...

É bom ter uma horta na escola.Assim os alunos pode aperder cultivar a terra pois a verdura faz bem a saúde,alface,couve,repolho,tomate,alho,coentro,beterraba etc...
Este tipo de verdura e legumes tem enrequecimento da alimentação reduzindo o gasto na escola...

talita disse...

Bom nao e de hoje que questiona tanto sobre as escola terem uma horta para oferecer aos alunos alimentos mais saudaveis,mas nao feito nada do que se fala ou quando se faz uma horta falta os cuidados que devem ter com as verduras,legumes,raizes e outros.Mas o que deve ser plantados para serem utilizados nas merenadas escolares sao alface,couve,mangericao,repolho,acelga,rucula e etc.
legumes como por exemplo,batata, cenoura e chuchu.

RAFAEL DE PAULA disse...

A Horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Além disso,
o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade. Dentre elas, proporciona uma
grande variedade de alimentos a baixo custo, no lanche das crianças, permite que toda a
comunidade tenha acesso a essa variedade de alimentos por doação ou compra e também
se envolva nos programas de alimentação e saúde desenvolvidos na escola. Portanto, o con-
sumo de hortaliças cultivadas em pequenas hortas auxilia na promoção da saúde.
veja alguns exemplos:
Raízes: Cenoura, rabanete, batata doce
Bulbos: alho, cebola, beterraba
Folhas: Alface, almeirão, chicória, couve, espinafre, repolho
Frutos: Berinjela, tomate, pepino, pimentão, jiló, quiabo, abóbora, feijão-vagem
Flores: Couve-flor, brócolis
Ervas: hortelã, manjericão, alecrim, mostarda, orégano, cebolinha, salsa, coentro

cleonice disse...

Na escola onde trabalho fosse feita uma horta deveria ser plantados legumes,verduras,temperos,couve-flor,beterraba,cenoura,chuchu,alho,tomate,quiabo,abobora e varios outros alimentos necessarios para cardapio balanceado esaudavel.

maria jose joao monteiro disse...

a)verduras:cenoura, batata, abobrinha, tomate, chuchu
b)tempeiros:salsa, coentro, cebolinha, alho, cebola
c)folhas:alface, rúcula, colve

julia disse...

EU, JÚLIA COMO MERENDEIRA ACHO QUE NAS ESCOLAS DEVERIA SE FAZER MAIS HORTAS PORQUE TRABALHAR COM A TERRA FAZ BEM DESESTRESSA AUXILIA NA COORDENAÇÃO MOTORA PARA CRIANÇAS QUE SOFRE ALGUMA NESCESSIDADE ESPECIAL,E PRINCIPALMENTE INCENTIVA OS JOVENS E ADOLECENTES A CONHECEREM MAIS A RESPEITO DA AGRICULTURA. TAMBEM SE TEMOS UMA HORTA NA ESCOLA TEMOS ALIMENTOS OU SEJA SALADAS DE BOA QUALIDADE AJUDA ECONOMIZAR.O QUE DEVEMOS PLANTAR NAS ESCOLAS.HORTALIÇAS COMO ALFACE, ALMERÃO, COUVE, RÚCULA,REPOLHO.O,FRUTOS COMO TOMATES,PIMENTÕES,BERINGELAS.RAIZES
MANDIOCA,BETERRABA,CENOURA.TENPEROS
CEBOLINHA,COENTRO,SALSA.

Ana Mary disse...

É bom ter uma horta na escola.Assim os alunos pode aprender cultivar a terra pois a verdura faz bem a saúde,alface,couve,repolho,tomate,alho,coentro,beterraba etc...
Este tipo de verdura e legumes tem enrequecimento da alimentação reduzindo o gasto na escola

MEIREJOAOMONTEIRO disse...

Na nossa escola deveriamos plantar todos os tipos de verduras e legumes pois ambos faz bem a saude alem de tornar a merenda mais saborosa.

Andréa (JM) disse...

sim é nasessário a horta escolar!
seguindo a cultura dando valor o meio ambiente e mais na escola que trabalho seria bom plantar alface, couve e repolho. percebo que as crianças gostam.
para temperar a merenda plantaria cebola cebolinha verde, pimentão contro. é exencial a merenda com este engrediente.

RAFAEL DE PAULA disse...

ULTIMO EXERCÍCIO
Escolhemos um atigo canteiro existente e abandonado para refaze-lo, limpamos o local, reviramos a terra, adubamos e depois de três dias plantamos coentro, alface, couve-manteiga, feijão,vagem e pimenta; estamos regando todos os dias para mais tarde colhermos seus frutos e utiliza-los na merenda escolar.

MIRIAM JOAO MONTEIRO disse...

ULTIMO EXERCÍCIO
Escolhemos um atigo canteiro existente e abandonado para refaze-lo, limpamos o local, reviramos a terra, adubamos e depois de três dias plantamos coentro, alface, couve-manteiga, feijão,vagem e pimenta; estamos regando todos os dias para mais tarde colhermos seus frutos e utiliza-los na merenda escolar.

ELZA JOAO MONTEIRO disse...

ULTIMO EXERCÍCIO
Escolhemos um atigo canteiro existente e abandonado para refaze-lo, limpamos o local, reviramos a terra, adubamos e depois de três dias plantamos coentro, alface, couve-manteiga, feijão,vagem e pimenta; estamos regando todos os dias para mais tarde colhermos seus frutos e utiliza-los na merenda escolar.