quinta-feira, 13 de maio de 2010

TÉCNICAS DE VIGILÂNCIA ESCOLAR


A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa – pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes autárquicos.

Além de um bom conhecimento e informação neste âmbito, importa criar uma cultura de segurança, nomeadamente interiorizando procedimentos e comportamentos e adoptando as necessárias medidas de prevenção.

É recomendável que a temática da segurança esteja integrada no Projeto Educativo da escola, tendo em vista uma melhor sensibilização de todos e contribuir para desenvolver um comportamento coletivo de segurança.

É objetivo desta Formação Continuada ajudar os vigias dos estabelecimentos de educação e de ensino a encontrar, em cada escola, soluções apropriadas à resolução dos problemas que se colocam em termos da segurança de pessoas e bens.

Responda: RELATE AS DIFICULDADES E BARREIRAS ENCONTRADAS PARA UM MELHOR DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES.

Congresso Nacional decreta:
Art. 1o . Fica criada a profissão de vigia, para todos aqueles que realizam a guarda de um
ou mais imóveis, residenciais ou comerciais, sem o porte de armas, remunerado individual
ou coletivamente e pelos proprietários ou moradores da área abrangida pela vigilância.
Art. 2º Caberá aos Estados e ao Distrito Federal regulamentar as condições para esta
atividade, observando-se entre outros aspectos, o seguinte:
I - o órgão público responsável pelo cadastramento dos vigias;
II – as formas de admissão para o desempenho da profissão;
III - qualificação básica e períodos de reciclagem profissional; e
IV - a integração da atividade de vigilância como ação auxiliar às Políticas Civil e
Militar.
At. 3o . Na ausência de regulamentação estadual ou distrital, faculta-se aos Municípios, em
caráter provisório, atender o disposto no artigo 2º e seus incisos.
Art. 4º Os vigias devem apresentar anualmente ao órgão responsável, o comprovante de
recolhimento ao Regime Geral de Previdência Social como autônomo, sendo condição para
renovação de sua atividade profissional.
Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO:
A proposta desta Lei é reconhecer oficialmente a profissão de vigia,
que, diante do crescimento da violência urbana, vem aumentando cada vez mais,
principalmente nos centros urbanos. A falta de legislação, desta profissão informal e muita vezes incentivada pela insegurança em nossas cidades, cria uma massa de trabalhadores sem respaldo da Previdência Social, sem obrigações perante o fisco e, de outra banda, sem controle social e estatal.
O ordenamento brasileiro apenas reconhece o vigilante, ou seja, aquele
que é empregado de empresas de segurança patrimonial e transporte de valores,
conferindo-lhe, inclusive, o porte de arma.
Dados publicados no Jornal Folha de São Paulo mostram uma grande diferença entre formalidade e informalidade no que toca o setor de vigilância patrimonial e
residencial. Vejamos o que foi publicado no dia 13 de janeiro de 2003:
LEGALIZADOS CLANDESTINOS
500 mil vigilantes 1,5 milhão de vigias
1.300 empresas legalizadas no país 4.500 empresas clandestinas no país
Setor movimentou R$ 8,3 bilhões
apenas em salários, segundo o sindic. dos empregados Cobra pelo serviço de 25 a 30% do preço cobrado por uma empresa legalizada
Setor de empresas legalizadas cresce de 3 a 5% por ano, segundo sindicato patronal
O setor clandestino cresce de 20 a 30% por ano
Há de se notar que com a delimitação da área do vigia, e de sua
remuneração partir exclusivamente dos moradores da área abrangida pelo trabalho, não há
conflito com as atividades desempenhadas pelas Polícias Militar e Civil ou pelas Guardas Municipais. A possibilidade dos Municípios assumirem a tarefa dada aos Estados e Distrito Federal, na falta de regulamentação destes, torna-se necessária na medida em que as cidades mais populosas são aparelhadas em sua Guarda Municipal para controlar a atividade dos vigias, além de sofrerem mais seriamente do problema da violência urbana.

EXERCÍCIO

1) A função de vigilante escolar ou vigia está de acordo com o projeto de lei acima? Explique.

31 comentários:

Anônimo disse...

Atualmente o vigia escolar de nosso municipio, tem atuado apenas no periodo da noite onde nao tem pessoas na escola, e acaba lidando apenas com o patrimonio, acredito que deveria estar presente em turnos letivos, para lidar diretamente com os alunos, daria um novo ar de seguranca e responsabilidade, e talves nao teriamos tanta depredacao!

Unknown disse...

ser vigia é dificil por que quando tem reunião eles sempre ficam de fora por não ter contato com a comunidade escolar as vezes não são lembrados,sera legal se os vigias trabalhassem como os outros no dia dia da escola.

Osmarina disse...

A principal barreira é não fornecer apoio continuo, ou seja, muitos destes pretadores de serviços não possui uma capacidade de gerenciar sua função, registram dificuldade em caracterizar seu trabalho e em instante decentraliza o ambiente com quebra de normas e rotinas.

ÂNGELO MONTEIRO disse...

A vigilância é de suma importãncia no âmbito escolar, ou seja,na preservação do pratimônio, como isso, as escolas deveriam ofertar cursos na área, para melhor aperfeçoar seus funcionários-vigias.

clau disse...

para melhora a vigilancia na escola acredito que devemos esta mais atento aos acontecimentos na unida escolar,por exempolo presta atençao em quem entra e sai,cudar da iluminaçao coreta da ecola.

valdir lino disse...

OS VIGIAS DAS ESCOLAS ESTAO SEMPRE MAIS SOZINHOS NO PERIODO DA NOITE E NAO TEM CONTATO COM ALUNOS, PROFESSORES,E OS DEMAIS FUNCIONARIOS DA ESCOLA PORTANTO A RESPONSABILIDADE DELE É MAIOR DE ESTA CUIDANDO DA ESCOLA SOZINHO NO PERIODO DA NOITE.

Anônimo disse...

O vigia da escola tem uma função importante, pois é ele que cuida do patrimônio escolar durante as noites. O vigia ou mais conhecido como guarda deveria exercer suas funções não só no período noturno, a escola deveria ser vigiada durante o dias também para que os alunos se sintam seguros, e até mesmo para entrosamento do proprio vigia na comunidade escolar.

Unknown disse...

O vigia escolar passa um pouco de dificuldade porque trabalha a noite , e não atua em reuniões muito importante, e como todo vigia corre risco de vida.lidiani wilson de almeida

JOANA disse...

Eu acredito que vigia tinha que ter em todos os periodos nao so a noite mas sim na manhã e na tarde tambem.A escola deveria ser vigiada durante o dias também,para que os alunos se sintam seguros, e até mesmo para entrosamento do proprio vigia na comunidade escolar.

maria auxiliadora disse...

ser um vigia escolar tem que ser pesoas de extrema capacide de lidar com pessoas , cuidar do patrimonio escolar e principalmente , observar quem entra e sai da escola ,para a proteçao de todos que ali estão.

josinalda disse...

Relate as dificudades e barreiras encontradas para um melhor desenpenho de suas função reais ,dificuldades dos vigias em setor de trabalho é que os vigias que trabalham a noite ficam sempre sozinhos nao tem o entrosamento com os alunos .
Eu acho que deveria ter vigias em todos os períodos de aulas para que os vigias pudessem conviver com a comunidade escolar...

ROSELI JOAO MONTEIRO disse...

Apesar dos vigias, trabalharem, somente a noite;penso que eles deveriam trabalhar de dia tambem, pois as ocorrencias que muitas vezes acontece;não tem horario para acontecer; e com eles nas dependencias das escolas inibe;os agressores e trazaos alunos uma certa segurança por outro lada faz com que os vigias fiquem mais proximo da comunidade.

Neide disse...

Jà trabalhei como vigia e a maior dificuldade encontrada foi a falta de cursos preparatorios e essa È uma das barreiras que devemos ultrapassar.

ALÊ - BUSCANDO SABEDORIA disse...

A VIGILÂNCIA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A UNIDADE ESCOLAR, MAS AINDA DEVE-SE MELHOR MUITA COISA. DIGO: PRECISA DE PESSOAS PREPARADAS PARA A TAL FUNÇÃO.

elizete disse...

Se vigia é uma função de extrema resposabilidade, na minha opiniâo deveria ter vigia em turnos letivos para manter organizaçâo nas escolas.

VANIA JOAO MONTEIRO disse...

Ser vigia não e fácil,pois e um horário muito perigoso só trabalha a noite. Eles deveria trabalhar durante o dia também.

MIRIAM JOAO MONTEIRO disse...

Ser vigia não é facil eles se deparão com pessoas se nem mesmo saber quem elas são,tem que observar quem entra e sai todo tempo para a segurança da nossa escola.

ELZA JOAO MONTEIRO disse...

Ser vigia não e fácil principalmente nas horas noturnas porque eles estão sozinhos. Deveriam ser dois vigias a noite, o reforço seria maior para o bem da nossa escola.

RAFAEL DE PAULA disse...

capacitar melhor os funcionarios, criar uma estrura para guarda instrumentos e trabalho e mateirais de limpeza são fundamentais para melhoria do atendimento a higiente da escola

maria jose joao monteiro disse...

eu nunca trabalhei como vigia, mas acredito ser um serviço que precisa de treinamento pois alem de ser perigoso e um serviço que precisa lidar com os alunos.

Anônimo disse...

O conceito de vigiar é Espiar, observar atentamente, espreitar.
Atentar em, tomar conta de.Cuidar. Velar, estar atento, estar de sentinela.
Mas para isso é necessário através da formação continuada cursos que mantenha o funcionário do apoio administrativo informado quanto aos procedimentos a serem tomados em casos de violência nas escolas que acarretam detrimentos, furtos ao patrimônio público e agressões aos docentes e discentes.

MEIREJOAOMONTEIRO disse...

Somente a falta de cursos de capacitaçao isso sim nos impede de exercer melhor nossa funçao.

ELIANE JOAO MONTEIRO disse...

NO MOMENTO NÃO HÁ BARREIRAS E DIFICUDADES, MAS SE VIER CURSOS DE CAPACITAÇÃO COM CERTEZA SO IRÁ SOMAR.

roseli jms disse...

SIM mas na prática ainda deixa a desejar pois temos vigia que se quer sabe manusiar uma arma, ou resolver uma situação de risco tanto para ele ,como para as outras pessoas quem sabe no ano que vem o estado se preocupe com a segurança de todos seus funcionarios ,dando a eles qualificação de qualidade e gratuita afinal todos os interinos trabalham igualmente e juntamente com os efetivos.

RAFAEL DE PAULA disse...

Há a necessidade de cursos específicos e continuado de vigilância com preparação para lidar com segurança de patrimônio e pessoal.

RAFAEL DE PAULA disse...

RAFAEL DE PAULA disse...
Sim. Quanto seu reconhecimento e inclusão como profissional atuante em formalidade. O que lhe assegura direito trabalhistas.

andréa jms disse...

Na escola tem que ter vigilância, porque não é somente durante á noite,que ocorre alguma eventualidade, portanto acgo sim indispensavel uma ronda diária e integral.

Ana (joao monteiro) disse...

Eu nunca trabalhei como vigia, mas acredito ser um serviço de muita responsabilidade que exige um treinamento especificado pois alem de ser perigoso e um serviço que precisa lidar com as pessoas.

Dalva Maria disse...

Sou muito distanciada neste departamento, mas acredito que as leis estão de acordo com a necessidade deste profissional, porém na pratíca vejo alguns profissionais reclamarem dessas leis , dizendo: que elas só priorizam os profissionais efetivos , quanto aos interinos, tem que se especializar ou aperfeiçoar , por conta o que fica caro e as vezes os cursos são minstrados fora da cidade , o que encarece mais.

Leandro Silva disse...

Gostaria de saber se um vigia tem o dever de tá levando e trazendo coisas de uma escola para outra. pois ta acontecendo muito isto comigo, e queria saber se isto é certo. aguardo respostas.

Anônimo disse...

A função de vigilância escolar na minha opinião é muito importante,já ouvi relatos de vigias q gostariam de atuar juntos aos educandos,afinal de alguma forma também são educadores,é isso é bom enquanto eles estão reivindicando este espaço acredito que as escolas deveriam rever essa situação afinal escola somos todos nós!abraços...