quinta-feira, 13 de maio de 2010

LIMPEZA E HIGIENE ESCOLAR



Limpeza é o ato de retirar impurezas de um corpo, de um material ou de um local.

A limpeza além de ser associada ao ato físico de retirar-se as impurezas é devéras utilizada no sentido da manutenção espiritual e mental.

Utensílios comumente utilizados para realização da limpeza: A vassoura, sabão, água, espanador entre outros.

A definição da palavra "limpeza", conforme um famoso dicionário da língua portuguesa:

Substantivo feminino, qualidade de limpo, de asseado.


COMO DESENVOLVER, E BEM, A LIMPEZA NAS ESCOLAS

É nas escolas onde se pode verificar um das maiores percentagens de desperdício de materiais, nomeadamente papel.

ATRIBUIÇÕES DO APOIO EDUCATIVO EDUCACIONAL/LIMPEZA: Limpeza e conservação das instalações escolares; ajudar no preparo de alimentos, quando solicitado; controle do fluxo de alunos durante o recreio; observação da movimentação de pessoas nos corredores e saguões do colégio.

Responda: QUAIS OUTRAS ATRIBUIÇÕES VOCÊ DESEMPENHA NA SUA ESCOLA?



RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS

Ajude a minimizar o impacto que causamos no planeta, faça seus próprios produtos de limpeza. Além de contribuir para saúde da Mãe Terra, você também fará uma boa economia na sua escola.

SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA (tipo LIMPOL)

2 litros de água
1 sabão caseiro ralado
1 colher de Óleo de Rícino ou azeite de oliva
1 colher de Açúcar.

Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

DETERGENTE ECOLÓGICO

1 pedaço de sabão de coco neutro
2 limões
4 colheres de sopa de sal amoníaco (que é biodegradável)

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida,esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem.Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

DETERGENTE ECOLÓGICO MULTIUSO

Água
Vinagre
Amônia líquida (sal amoníaco diluido em água)
Bicarbonato de sódio e ácido bórico

Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco,uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. o Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. o Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

DESINFETANTE PARA BANHEIRO

1 litro de Álcool (de preferência 70º)
4 litros de água
1 Sabão Caseiro
Folhas de Eucalipto

Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.

AMACIANTE DE ROUPAS

5 litros de Água
4 colheres de Glicerina
1Sabonete ralado
2 colheres de sopa de Leite de Rosas.

Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

LIMPANDO JANELAS E ESPELHOS: Para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

PARA LIMPAR E DESODORIZAR CARPETES E TAPETES: Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir.

PARA AMACIAR SUAS ROUPAS Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato de sódio durante o enxágüe.

LIMPANDO O BANHEIRO Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

PARA LIMPAR VIDROS E TIRAR GORDURA: Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.

PARA LIMPAR O FORNO Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

PARA LIMPAR PANELAS E FORMAS QUEIMADAS: Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

OUTRO LIMPADOR PARA JANELAS Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.

JANELAS E ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.

LIMPADOR PARA PISOS DE CERÂMICA Misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.

NO LUGAR DA NAFTALINA A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.

DESODORANTE DE AMBIENTE Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

SABÃO

O Sabão Caseiro tem como ingredientes básicos:

Gordura
Soda Cáustica
Água
A gordura pode ser sebo de gado, banha ou gordura de aves, que dá um sabão de boa qualidade, desde que misturada à outra. Abacate, quando está sobrando, também pode ser usado como base gordurosa. Pode-se também aproveitar sobras de gordura da cozinha. Antes do uso, elas devem ser lavadas assim: 1 parte de água 1 parte de gordura. Levar ao fogo para ferver. Tirar do fogo, mexer bem e acrescentar 1 litro de água fria para cada litro quente. As substâncias estranhas ficarão depositadas no fundo do recipiente. Quando fria, a gordura ficará solidificada, podendo ser removida. Se estiver muito suja, deve-se repetir a operação. Este processo é bom porque ajuda a tirar o sal da gordura das frituras. A Soda é um mineral, encontrado na natureza em diferentes estados de pureza. Deve ser manuseada com cuidado para não queimar as mãos nem ser aspirado. E sempre bom usar soda de boa qualidade para produzir um bom sabão.

SABÃO NEUTRO OU SABÃO DE ALCOOL

4 Kg de Gordura Animal
2 latas de Óleo de Soja
1 Kg de Soda
3 litros de Água morna
5 litros de Álcool
Derreter a gordura. Acrescentar o óleo de soja. Esperar esfriar um pouco. Juntar o alccol, a soda (dissolvida em um pouco de água) e o restante da água. Pode-se substituir as duas latas de óleo de soja por um 1 Kg de gordura animal. O álcool pode ser substituído por cachaça. Não se deve usar vasilhas de alumínio. A água que será utilizada no sabão pode ser suco ou chá das seguintes plantas: folha de mamão; raiz de guanxuma, eucalipto cidró, hortelã, bardana, tanchagem e babosa. Se você quiser: Sabão para limpeza (roupa, cozinha, etc.) use folha de mamão e raiz de guanxuma. Sabão desinfetante para limpeza de utensílios (tachos, tarros, outros vasilhames, estrebaria, etc.), use: eucalipto cidró, hortelã, própolis (2 colheres de tintura). Pode também ser usado como sabonete:

Sabão medicinal para queda de cabelo e problemas de pele, use: bardana e calêndula
Escurecer cabelo, use: babosa
Clarear cabelo, use: camomila
Para uso diário na higiene pessoal, escolha entre: babosa, própolis, bardana, camomila ou tanchagem
Você pode também fazer esta receita e depois juntar 500gr do sabão pronto ralado com 1/2 copo de suco de uma destas plantas, levar ao fogo até derreter, colocar em forma, deixar esfriar e cortar em pedacinhos.

SABÃO FRIO

12 litros de água
1Kg de farinha de milho
1Kg de soda
4Kg de sebo cozido
Derreter o sebo num tacho ou recipiente grande. Dissolver a farinha de milho em 6 litros de água. Dissolver a soda nos outros 6 litros de água. Misturar tudo e mexer por 40 minutos. Colocar em formas, deixar secar e cortar.

SABÃO DE ABACATE

5 Kg de massa de abacate
1/2 Kg de sebo derretido ou banha
400 g de soda comercial 150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)
Colher o abacate com cuidado para não machucá-lo e guardá-lo à sombra, até que fique maduro. Após maduro, cortar o abacate ao meio e separar o caroço e a casca da massa. Colocar toda a massa numa vasilha bem limpa e acrescentar a soda, sebo ou banha e o breu. Mexer por uma hora. Colocar numa caixa forrada com plástico e deixar 24 horas para secar (dependendo da umidade do ar, algumas vezes é necessário deixar mais tempo). Cortar em barras. Para maior consistência, acrescentar 2 a 3 colheres de sopa de farinha de milho ou cinzas.

SABÃO DE ERVAS

5 Kg de gordura
2,5 Kg de sebo derretido
2,5 Kg de óleo de cozinha (usado), banha ou gordura de galinha derretida.
1 Kg de soda
4 litros de álcool
4 litros de água ou suco de ervas (tanchagem, babosa, capuchinha, trapoeraba, confrei, calêndula, macaé, eucalipto).
Triturar as ervas e coar. Esquentar o sebo junto com o óleo. Misturar, fora do fogo, o álcool no sebo quente. Misturar a soda com água ou suco de ervas em recipiente não corrosivo. Acrescentar o sebo com o óleo nesta mesma mistura. Misturar bem até espumar. Colocar nas formas. Deixar esfriar e estará pronto para cortar.

SABÃO DE MILHO

6 litros de água
1/2 Kg de soda cáustica
2 Kg de banha ou sebo
1/2 Kg de farinha de milho
Misturar em uma bacia 3 litros de água fervida com a soda cáustica. Acrescentar a banha ou sebo. Desmanchar a farinha de milho nos outros 3 litros de água fria. Adicionar à mistura anterior e mexer bastante, durante 15 minutos. Despejar a massa numa caixa forrada com plástico. Deixar descansar 3 dias antes de usar.

SABÃO DE CINZA

5 Kg de Sebo
2,5 Kg de Cinzas
5 litros de Água
0,5 Kg de Soda Cáustica
Derreter o sebo em fogo lento até ficar uniforme. Ferver as cinzas juntamente com a água por 4 horas. Deixe a cinza assentar e use somente a água para juntar com o sebo. Mexer bem. Juntar devagar a soda, já fora do fogo, e mexer bem até dissolver. Colocar em formas. A cinza tem um alto poder de branquear. Para clarear toalhas de prato, colocá-las de molho, ensaboadas, em um balde com uma "trouxinha" de cinzas. Lavar normalmente no dia seguinte.

EXERCÍCIO

1) Muitas escolas, estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, pastelarias, hotéis) e residências deitam o óleo de cozinha usado na rede de esgoto, com consequente entupimento da mesma.

Para retirar o óleo e desentupir são empregados produtos químicos tóxicos, com efeitos negativos sobre o ambiente. Além disso, como o óleo é mais leve que a água, fica à superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo os seres vivos aquáticos.


Existem várias receitas para fazer sabão caseiro, com o objectivo de reciclar os óleos de cozinha usados.
Apresenta-se de seguida uma das receitas mais comuns.


Reagentes e material necessário


NOTA IMPORTANTE!
Cuidado com a soda cáustica, pois é um material muito corrosivo.
Utiliza luvas e óculos de protecção. Evita o contacto do produto com a pele e o rosto.
Lê toda a técnica apresentada antes de a executar.


1 kg de soda cáustica (NaOH)
2 litros de água
4 litros de óleo de frituras (excepto de peixe)
1 litro de álcool
5 ml óleo essencial (rícino ou oliva ou um óleo aromático)
elementos decorativos, como ervas aromáticas (exemplo: camomila, hortelã, eucalipto), especiarias (cravo, canela), flores secas, conchas, etc.
1 balde de plástico
1 colher de pau
1 caixote de madeira forrado com um pano limpo ou formas de silicone, acetato ou recipiente plástico.



Procedimento experimental



Coloca no balde, 1 kg de soda cáustica e 2 l de água quente (adicionando lentamente).

Misturar com uma colher de pau até a soda cáustica se diluir totalmente. Não esquecer as recomendações já referidas.

Juntar 4 litros de óleo usado.

Continuar mexendo sempre com a colher de pau, durante cerca de 20 minutos.

Acrescentar 1 litro de álcool, óleo essencial (caso pretenda que o seu sabão fique perfumado) ou perfume.

Acrescentar se o desejares, elementos decorativos* a gosto.

Misturar tudo até se obter uma pasta consistente.

Despejar esta mistura num caixote de madeira forrado com um pano limpo ou nas formas pretendidas.


Acomodar a pasta no caixote.

Deixe secar totalmente (pelo menos 24 horas)

Cortar os pedaços de sabão no tamanho desejado.

Embrulhe o sabão em papel-filme.

*Quando o produto utilizado para decorar o sabonete for muito leve e flutuar na forma (como folhas e pétalas secas), recorra à seguinte técnica de pré-colagem:


Preparar a pasta sem ter adicionado os elementos decorativos mais leves.
Colocar a decoração na forma ou no caixote de madeira e despeje a pasta até metade da forma. As folhas flutuarão.
Com a ajuda de um palito, colocar a decoração na posição desejada.
Esperar 1 minuto ou até que se forme uma película. Preencher, então, a forma com o resto da pasta e proceder como especificado nos procedimentos.


Recomendações



Não utilizes óleo de fritura de peixe ou frutos do mar.
Coa o óleo para separar as impurezas.
Mantém uma distância segura quando efectuares a mistura da água com a soda cáustica e utiliza protectores para olhos e máscara para nariz e boca, pois o vapor resultante dessa mistura é muito forte.

Faça este procedimento e anote a experiência. (pode ser em grupo)

39 comentários:

Anônimo disse...

ATRIBUIÇÕES
Zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio, realizando rondas nas dependências da instituição, atentando para eventuais anormalidades, identificando avarias nas instalações, solicitando, quando necessário, atendimento policial, do corpo de bombeiros, e atendimento médico de urgência, comunicando as ocorrências à chefia imediata. Controlar e acompanhar a movimentação de pessoas, veículos e materiais, orientando e identificando visitantes. Encaminhar e acompanhar alunos quando da realização de atividades extra classe e extracurriculares.
Limpar, arrumar, organizar, vistoriar e abastecer as dependências do estabelecimento. Coletar o lixo dos vários ambientes dando-lhe o correto destino. Lavar, passar e realizar pequenos consertos em roupas e materiais.
Controlar o estoque de gêneros alimentícios e de material de limpeza, preenchendo solicitação de aquisição ou reposição. Organizar e realizar serviços de cozinha, elaborando o pré-preparo, o preparo e a finalização de alimentos e bebidas, observando métodos de cocção e padrões de qualidade dos alimentos, de acordo com o cardápio pré-estabelecido. Atender comensais, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas. Zelar pelos equipamentos e materiais sob sua responsabilidade, mantendo-os sempre em perfeitas condições de uso, higiene e segurança. Preencher relatórios relativos a sua rotina de trabalho.

Unknown disse...

aqui na escola em que trabalho sempre desenvolvi outras funções como:porteiro,vigia,tecnico,merendeira e minha função faço tudo como se fosse essa a minha função por que o que importa é a escola não para e suas atividades.

Osmarina disse...

No momento seria unumeras, pois mantenho uma base de fluxo de relaciomento continua e sempre me informo dos acontecimentos, na qual procuro atribuir minhas ideias em meus objetivos conforme minha função. Meu proposito na instituição é desempenhar uma atividade fixa, porém é necessario realizar e coordenar as atividades que se aparecem naturalmente.

maria auxiliadora disse...

cuidar da escola como sua propria casa ou melhor,observar a movimentacão de pessoas e alunos,limpar,organizar,ajudar independente de quem quer que saja,zelar pelos materiais e pelos colegas da instituicão.

ÂNGELO MONTEIRO disse...

Hoje os profissionais da área, muitas das vezes, ñ são reconhecidos, ou seja, na maioria das vezes, limpam a escola e logo, está suja novamente, deveria ter palestras sobre o assunto, para conscientização dos alunos em manter e preservar sua escola sempre limpas e com uma ótima higiene. Dessa forma todos daem ganhando.

larryane disse...

Zelar pelo bem da escola,limpar arrumar, ajundar quando possivel, zelar dos equipamentos de trabalho para que nao aja defeitos.

clau disse...

na escola nos exerce varias funçoes,como por exemplo: cuida do portao, servir merenda,leva alunos no posto de saude alem da limpeza em todos setores da escola.

valdir lino disse...

SEMPRE TEMOS QUE ESTAR PRONTO PARA ENCARAR VARIAS OUTRAS FUNÇOES DENTRO DA ESCOLA PORTANTO SOMOS NOS QUE TEMOS QUE CUIDA DA ESCOLA E ESTAR SEMPRE A DISPOSIÇAO DE UM PORTAO,LIMPAR UMA SALA, CUIDAR DO PATIO E ETC.

Anônimo disse...

Com a atualidade pudemos confirmar que as crianças ainda possuem maus hábitos de higiene, ratificando a necessidade do desenvolvimento de campanhas de esclarecimento junto aos escolares e até mesmo aos funcionários sobre suas responsabilidades para com o ambiente escolar, seu papel como fonte de contaminação e da possibilidade de prevenção da transmissão de várias enfermidades no ambiente da escola. E essa higiene e limpeza escolar é dever de toda a comunidade escolar.

Unknown disse...

Bem na escola além das comidas ,lanches e cuidados com a higiene, limpamos as salas de aulas,cuidamos do corredores limpamos os banheiros servimos os lanches que está muito mais melhor e mais saborosas . e feita com muito carinho, e muita higiene.lidiani wilson de almeida.

JOANA disse...

E essa higiene e limpeza escolar é dever de toda a comunidade escolar.controlar e acompanhar a movimentação de pessoas, veículos e materiais, orientando e identificando visitantes.SEMPRE TEMOS QUE ESTAR PRONTO PARA ENCARAR VARIAS OUTRAS FUNÇOES DENTRO DA ESCOLA E TEMOS DE TER COMPROMISSO COM QUE FAZEMOS.

Edileuza disse...

Ingiene no setor de trabalho através de praticas e higienezação manter os banheiros bem limpos as salas de aulas e também os lixeiros da sala tudo bem limpos.Nestas condições evitam mau cheiro(báctéria,vermes etc).

Dalva disse...

Na escola onde trabalho além de exercer meu cargo quando solicitada auxilio na limpeza, também verefico a movimentação dos alunos para manter e garantir a tranquilidade de todos e quando preciso ajudo ainda a cuida da entrada e saída de alunos no portão. Pois devemos estar sempre dispostos a ajudar quando assim for preciso.

Escola F.S.A

tyana paraibana disse...

a limpeza e um dos principais fatores para que a escola seja agradavel , pois a limpeza e fundamental acima de tudo,a limpeza deus amor.

Roseli JMS disse...

E muito importante zelar pelas coisas que estao ao nosso redor com as pessoas,com os utensilios que usamos em nosso dia a dia, em nossa casa e em nosso trabalho, nao pode ser diferente;afinal para tudo que precisamos temos que ter uma higiene adequada ate mesmo para nossa sobrevivencia ela e indispensavel.

www.claragraziegabi.blogspot.com disse...

fico no portao, e ajudo na cozinha.

josinalda disse...

Desempenho atribuições como ajudar a fechar as salas depois das aulas,quando precisa cuidar do portão ajudar na orientação dos alunos quando nós fazem perguntas

Neide disse...

Na escola onde trabalho desenpenho varias funçoes:merendeira,porteira,limpeza,secretaria etc...faço de tudo um pouco.

ALÊ - BUSCANDO SABEDORIA disse...

ALÉM DA MINHA FUNÇÃO COMO TAE, QUANDO PRECISA AJUDO NA COZINHA POIS PARA UM BOM RENDIMENTO NO LOCAL DE TRABALHO DEVE-SE TRABALHAR EM EQUIPE.

elizete disse...

Até no momento só assumo a minha função mas se precisar estou a disposição da escola.

VANIA JOAO MONTEIRO disse...

Na escola além de exercer a minha função,ajudo na cozinha ,no portão e até mesmo verifico a movimentação de alunos no corredor para manter a tranquilidade de todos.

MIRIAM JOAO MONTEIRO disse...

Na escola eu faço de tudo um pouco.
Ex;merenda,porteira e até mesmo acompanhar os alunos em casa ou até mesmo ao médico,quando eles passão mal.é um dever de todas nós ajudar a escola.A limpeza é fundamental no local em que trabalhamos.

ELZA JOAO MONTEIRO disse...

Porteira,merendeira,limpeza pois faço de tudo. Pois zelamos o bem de nossa escola.

Ana Mary disse...

Na escola que eu trabalho estou, atuando como merendeira, mais faço
outras funções quando é nessesario.

talita disse...

a limpeza e a higiene de um ambiente,trazem beneficios a todos que utilizam.Porem alem de fazer a limpeza pela qual fui contratada, auxilio as merendeiras,no portao e outras tarefas para quais precisem de min.

talita disse...

A limpeza e os cuidados de organizar o local onde se trabalha deixa o ambiente mais agadavel.Alem de cuidar da limpeza,ajudo as merendeiras,no portao e para qualquer outra tarefas que precisem de min.

ALCILENE disse...

fora estas atividade citadas pelas quais ja exersso controlo a entrada pelo portão, também realizando tarefas fora do estabelecimento escolar se necessário, e onde mais precisar.

cleonice disse...

Eu trabalho na limpeza,mas faço outras tarefas para qual precisem dos meu auxilio,como ficar no portao,ajudar na cozinha e outros.

maria jose joao monteiro disse...

na escola em que trabalho desempenho várias funções: vigia, merendeira, etc...

julia disse...

COMENTARIO DE JÚLIA
A LIMPESA É DE SUMA IMPORTANCIA
EM QUALQUER LUGAR, NO NOSSO LOCAL DE TRABALHO DEVEMOS NOS DEDICAR EM ZELAR PELO ANBIENTE.NA ESCOLA DEVEMOS
NOS PREOCUPAR EM VERIFICAR SE OS BANHEIROS ESTÃO LIMPOS SE AS OUTRAS DEPENDENCIAS TAMBEM ESTÃO.COMO SECRETÁRIA SALA E BANHEIROS DOS PROFESSORES, AO REDOR DA ESCOLA NÃO SÓ PENSAR EM LIMPAR AS SALAS MÁS TODO O PREDIO.

Anônimo disse...

NA ESCOLA ESTADUAL WILSON DE ALMEIDA EXERÇO O MEU OFÍCIO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA ONDE FAÇO A MANUTENÇÃO DIÁRIA DE SOFTWARES, PORÉM ALÉM DISSO EXERÇO OUTRAS ATRIBUIÇÕES COMO AUXILIAR ALUNOS E FUNCIONÁRIOS EM PESQUISAS ELETRÔNICAS COMO TAMBÉM NA PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS, VIDEOS E IMAGENS, ALÉM DISSO EXERÇO O PAPEL DE VIGILÂNCIA DOS EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA E IMPRESSÃO DE TODA A ESCOLA PARA QUE NÃO SEJAM FURTADOS OU DESTRUÍDOS, PROVIDENCIO A SONOPLASTIA SIMPLES EM EVENTOS PROMOVIDOS PELA ESCOLA, LIMPO OS COMPUTADORES DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E ESTOU DIRETAMENTE LIGADO COM A COMUNICAÇÃO DA COMPLEX,(EMPRESA QUE FAZ A MANUTENÇÃO DE HARDWARE NA INSTITUIÇÃO).

MEIREJOAOMONTEIRO disse...

Trabalho como apoio entao faço de tudo um pouco.Auxilio todos: professores,coordenaçaoetc

ELIANE JOAO MONTEIRO disse...

SOU MERENDEIRA MAS,TAMBÉM AUXÍLIO AS MENINA DO APOIO ADMINISTRATIVO.

roseli jms disse...

Fizemos sabão de álcool na escola e todos do meu grupo ficou imprecionado de como é fácil , econômico e rendável 1 unica receita rende 50 litros
Utilizamos na limpeza e tivemos outra boa notícia , limpa ,não espuma e desinfeta dando a limpeza adequada e um cheirinho de limpo Agora só usamos dele para nossa tarefa díaria de manter a escola e suas dependências limpas.

RAFAEL DE PAULA disse...

Zelar e controlar dando suporte para um desenvolvimento dos serviços, espaços como secretaria escolar, bibliotecas, manutenção de infra-estrutura, cantinas, recreios, portarias, laboratórios, oficinas, instalações esportivas, almoxarifados, jardins, hortas, brinquedotecas e outros espaços requeridos pela educação formal e não formal.

RAFAEL DE PAULA disse...

RECEITA DE SABÃO
Fizemos uma receita de sabão de álcool. ficamos surpresos com a pouca quatidade de ingrediente e como esta receita rende.Usamos ele em nossa limpeza escolar e o resultado foi ótimo pois limpa e desinfeta muito bem a área em que é aplicado. Agora adotamos esse tipo de material para auxiliar na limpeza escolar, devido ao seu grande resultado. Pretendemos testar todas as outras receitas cedidas pelo curso.

MIRIAM JOAO MONTEIRO disse...

RECEITA DE SABÃO
Fizemos uma receita de sabão de álcool. ficamos surpresos com a pouca quatidade de ingrediente e como esta receita rende.Usamos ele em nossa limpeza escolar e o resultado foi ótimo pois limpa e desinfeta muito bem a área em que é aplicado. Agora adotamos esse tipo de material para auxiliar na limpeza escolar, devido ao seu grande resultado. Pretendemos testar todas as outras receitas cedidas pelo curso.

ELZA JOAO MONTEIRO disse...

RECEITA DE SABÃO
Fizemos uma receita de sabão de álcool. ficamos surpresos com a pouca quatidade de ingrediente e como esta receita rende.Usamos ele em nossa limpeza escolar e o resultado foi ótimo pois limpa e desinfeta muito bem a área em que é aplicado. Agora adotamos esse tipo de material para auxiliar na limpeza escolar, devido ao seu grande resultado. Pretendemos testar todas as outras receitas cedidas pelo curso.

ANDRÉA JMS disse...

Acho, muito bom trabalhar em um ambiente limpo, e organizado. É fundamental a higiene na escola como também em qualquer outro lugar.