quinta-feira, 13 de maio de 2010

SECRETARIA - O CORAÇÃO DA ESCOLA


A escola é uma organização que, como muitas outras, lida com pessoas. Sua peculiaridade está em ser a primeira instituição que os cidadãos, ainda crianças, conhecem depois da família. Mais ainda, uma instituição que, em complemento às famílias, tem a missão de educar. A experiência na escola pode desenvolver ou não os sentimentos de confiança e satisfação de pertencer à sociedade e de exercer a cidadania.


Como o papel do Técnico Administrativo Escolar confunde-se com o de um administrador, sua influência é vital para o sucesso da experiência escolar. Escolas funcionam melhor ou pior, são mais ou menos organizadas e capazes de atender às necessidades de suas comunidades interna e externa, dependendo, em boa medida, de seus técnicos administrativos(as). Como um administrador, o/a técnico/a deve estar capacitado para:

organizar racionalmente o trabalho;
aproveitar seus talentos e motivações dentro de sua equipe;
simplificar processos e métodos de trabalho;
aproximar-se de seus usuários e antecipando as suas necessidades;
trabalhar com eficiência, reduzindo os desperdícios;
planejar e dirigir, avaliar e controlar as atividades da Secretaria em consonância com o Secretário e a Diretoria da escola.


O Secretário é um dos elementos a quem a Diretoria delega poderes. Sua posição é tão importante que um dos requisitos para a autorização de funcionamento de uma escola é a existência de um secretário que atue como administrador.


Responda: QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SUA ESCOLA COM RELAÇÃO AO DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO DO SEU TRABALHO?


A SECRETARIA ESCOLAR EM SI - MANUAL DO SECRETÁRIO

É tarefa de todos que atuam na unidade escolar participar de sua
organização. A divisão de responsabilidades e a conjugação de esforços são
atitudes indispensáveis para o êxito das ações desenvolvidas na unidade escolar.
Assim sendo, o planejamento, a execução e a avaliação são ações que devem ser
realizadas em conjunto por todos, de forma que seus reflexos sejam percebidos
por toda a comunidade escolar.
A Secretaria Escolar é o setor componente da unidade escolar
responsável pela documentação sistemática da vida da escola em seu conjunto.
Seu papel é o de proceder, segundo determinadas normas, ao registro:
Pda vida escolar dos alunos;
Pda vida funcional dos professores, dos técnicos e administrativos;
Pdos fatos escolares.
O Secretário ou Secretária Escolar tem por responsabilidade organizar,
sistematizar, registrar e documentar todos os fenômenos que se processam no
âmbito da unidade escolar, tornando viável seu funcionamento administrativo
e garantindo sua legalidade e a validade de seus atos.
Exaltar a importância que tem a documentação em qualquer atividade
humana organizada pode ser algo desnecessário. Basta lembrar da importância
que têm para nós, hoje, os documentos que nos são outorgados, para perceberse
o quanto de valor há nos registros e anotações feitos pela Secretaria de uma
unidade escolar. Os documentos que expede assumem um caráter de
testemunho, de prova, que acompanhará o aluno e influenciará sua vida de
forma significativa.
Há, ainda, um outro aspecto da documentação: o registro das
atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pela unidade escolar com todas
as suas implicações. Uma unidade escolar passa por constantes mutações, e as
etapas dessas transformações devem ser retratadas em benefício de seu próprio
crescimento e desenvolvimento, já que a reflexão ordenada sobre o passado é
indispensável para o replanejamento que visa ao aperfeiçoamento.
Nesse sentido, ressaltamos a importância significativa da função do
Secretário ou Secretária Escolar em todo o processo escolar. Tendo constatado a
necessidade urgente na preparação desses profissionais, a Secretaria de Estado
de Educação, ao publicar este Manual, oferece a esses profissionais subsídios
para o desenvolvimento dos trabalhos da Secretaria Escolar, que devem se
pautar nos seguintes princípíos:
Pda estética da sensibilidade (trabalho bem feito e respeito pelo outro);
Pda política da igualdade (valorizar o próprio trabalho e o trabalho dos
outros)
Pda ética da identidade (defesa do valor da competência, do mérito, da
capacidade, contra os favoritismos de qualquer espécie, e da importância da
recompensa pelo trabalho bem feito que inclui o respeito, o reconhecimento e a
remuneração condigna) da atividade profissional em questão.
A ética da identidade inclui a estética da sensibilidade e a política da
igualdade que, reunidas, proporcionam ao trabalhador “saber ser”, “saber
fazer”, “saber conviver”, que recobrem dimensões práticas, técnicas e científicas
adquiridas por meio de cursos, treinamentos, capacitações e/ou por meio das
experiências profissionais. Também inclui traços de personalidade e caráter que
ditam comportamentos nas relações sociais de trabalho, como: capacidade de
iniciativa, comunicação, disponibilidade para inovações e mudanças,
assimilação de novos valores de qualidade, produtividade, competitividade,
saber trabalhar em equipe, ser capaz de resolver problemas e realizar trabalhos
novos e diversificados.
Os crescentes avanços tecnológicos acabam mudando tanto o perfil do
profissional quanto a metodologia do trabalho. Hoje, o profissional da
Secretaria Escolar tem que estar atualizado com as novas tecnologias da
informação e da comunicação.
Este Manual não tem o objetivo de esgotar as orientações e discussões
sobre o trabalho da Secretaria Escolar, mas, sim, de abordar alguns aspectos que
fazem parte do cotidiano da unidade escolar como um todo, servindo como um
instrumento de trabalho aos Secretários e Secretárias e demais membros da
Secretaria Escolar, a fim de que possam cooperar no sentido de
desempenharem com eficiência e de maneira eficaz as funções que lhes
competem, garantindo a perfeita dinamização do processo escolar.
O SECRETÁRIO ESCOLAR
A função de Secretário (a) Escolar é exercida por profissional com
formação mínima em nível médio, designado por meio de ato do Secretário de
Estado de Educação.
Como o papel do (a) Secretário (a) Escolar confunde-se com o de um
administrador, sua influência é vital para o sucesso do processo escolar.
O (a) Secretário (a) Escolar é um dos elementos a quem a Direção da
unidade escolar delega poderes. Sua posição é tão importante que uma unidade
escolar funciona melhor ou pior, dependendo, em boa medida, de seu (sua)
Secretário (a).
A fim de bem desempenhar seu papel e cumprir suas
responsabilidades, é necessário ao (à) profissional que se dedica a essa atividade
possuir algumas características pessoais: ser ético, responsável, organizado e ter
habilidade para o relacionamento humano.
Nem sempre uma pessoa apresenta, em pleno desenvolvimento, todas
essas características, mas o importante é lembrar que todas elas podem e devem
ser desenvolvidas, num processo que, ao seu final, só trará benefícios, tanto no
plano profissional como no pessoal.
A responsabilidade administrativa básica do(a) Secretário(a) Escolar é
DECIDIR sobre assuntos relacionados aos serviços pertinentes à Secretaria e
de COMANDAR e ORIENTAR a execução dos mesmos.

Seu papel

Seu pERFIL
O(A) Secretário(a) Escolar, como profissional de Gestão
Administrativa, deve coordenar as diversas atividades do trabalho da Secretaria
Escolar, organizar o ambiente e administrar racional e conjuntamente os
aspectos administrativos, econômicos e de relações humanas implicados,
utilizando de forma adequada e segura recursos materiais e humanos colocados
a sua disposição, com as seguintes competências administrativas:
Pconhecer os fundamentos, os objetivos, a estrutura, a organização e o
funcionamento da Secretaria Escolar e da unidade escolar;
Pavaliar e organizar informações, estruturando-as de forma a suprir as
necessidades da unidade escolar e demais órgãos da Secretaria de Estado de
Educação;
Pelaborar manuais e rotinas de trabalho, definindo os métodos
particulares de execução a serem aplicados;
Pelaborar organogramas e funcionogramas, visando às delegações de
funções e os limites de responsabilidades;
Porganizar plano de distribuição de trabalho, acompanhar a qualidade
da execução e observar prazos;
Porganizar serviços específicos a serem executados;
Porganizar formalmente publicações de editais e outros informes para
divulgação;
Pidentificar a importância e as formas de organizar as atividades de
arquivamento;
Pelaborar instruções disciplinadoras sobre o sistema de arquivo,
particularizando acesso, guarda e destruição;
Pclassificar documentos em conformidade com a origem da operação;
Porganizar e manter arquivo de documentos;
Pdimensionar e organizar espaços físicos, instalações e equipamentos
destinados à Secretaria Escolar;
Pinterpretar exigências e formalidades da legislação educacional;
Pacompanhar documentalmente o processo de matrícula e avaliação;
Putilizar aplicativos de informática;
Pdiagnosticar necessidades de programas de capacitação, reciclagem,
treinamento e desenvolvimento de pessoal administrativo;
Preceber, classificar, registrar, distribuir, acompanhar, multiplicar
documentos (livros técnicos, legislação, boletins, informativos e manuais);
Pelaborar relatórios, encaminhando os aos responsáveis;
Pinteragir com os demais órgãos da unidade escolar e da Secretaria de
Estado de Educação;
Pelaborar relatórios sobre os resultados envolvendo avaliação de novas
tecnologias administrativas.
As responsabilidades do Secretário Escolar incidem sobre a unidade
escolar como um todo: Grupo Técnico Pedagógico; Corpo Docente; Grupo de
Apoio Operacional e Corpo Discente.
Qualidades a serem consideradas na ação administrativa do (a)
Secretário (a): capacidade de liderança; capacidade de articulação; capacidade
de decisão e capacidade de delegação de responsabilidades.
O(A) Secretário(a) Escolar como líder deve ser: executivo(a);
motivador(a); avaliador(a); controlador(a); coordenador(a); mediador(a) e
oientador(a).
Como o(a) Secretário(a) Escolar é o(a) responsável legal pela gestão da
Secretaria Escolar, tendo por responsabilidade a escrituração e expedição de
documentos escolares, autenticando-os pela aposição de sua assinatura, bem
como a guarda e inviolabilidade dos arquivos escolares pelo registro de todos os
atos escolares, a ética profissional no trato de todo esse trabalho administrativo
é importantíssima.
Segundo o dicionário Aurélio, ética é o conjunto de normas e
princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.
O padrão ético-profissional é definido a partir da concepção de pessoa
e sociedade.
A ética profissional evidencia:
Pimportância e valores;
Pcompromissos e postura ética;
Prelação pessoa x sociedade;
Pcaráter moral do ato profissional;
Pconcepção de pessoa x sociedade.
Falar sobre ética é falar sobre responsabilidade, deveres e condutas
inerentes à profissão.
Ética é estar de acordo com os padrões de sua profissão:
Pé ter responsabilidade;
Pé regra moral que todo o profissional deve ter;
Pé compromisso de vida e com a vida.
São deveres do (a) Secretário (a) Escolar:
Presponsabilizar-se pelo funcionamento da Secretaria Escolar;
Pzelar pela guarda e sigilo dos documentos escolares;
Pcumprir as determinações da Direção;
Pcoordenar e fiscalizar o serviço da Secretaria Escolar, fazendo a
distribuição eqüitativa dos trabalhos entre seus auxiliares;
Porganizar o arquivo escolar;
Pmanter em dia a escrituração, o arquivo, a correspondência escolar e
o registro de resultados de avaliação de alunos;
Pmanter atualizado o arquivo de legislação e de documentação da
unidade escolar;
Pconhecer a legislação do ensino vigente, zelando pelo seu
cumprimento, no âmbito de suas atribuições;
Pmanter o arquivo de documentação de alunos e funcionários lotados
na unidade escolar, organizado de forma funcional, com capacidade de
proporcionar rapidez nas informações;
Panalisar, juntamente com a Direção ou Coordenação Pedagógica, as
transferências recebidas;
Pencarregar-se da correspondência oficial da unidade escolar.

DEVERES

submetendo-a à assinatura da Direção;
Pelaborar relatórios, atas, termos de abertura e encerramento de livros
e quadros estatísticos;
Pdivulgar, no prazo estabelecido, os resultados bimestrais das
avaliações realizadas;
Pentregar aos professores os Diários de Classe devidamente
preenchidos, no que lhe compete;
Pvetar a presença de pessoas estranhas na Secretaria Escolar, a não ser
que haja autorização da Direção;
Pdivulgar e subscrever, por ordem da Direção, instruções, editais e
todos os documentos escolares;
Psecretariar solenidades e outros eventos que forem promovidos pela
unidade escolar, quando necessário;
Pmanter atualizadas as pastas individuais dos servidores e alunos da
unidade escolar;
Pprestar esclarecimentos quando solicitado;
Patender aos corpos Docente, Discente e Técnico-Administrativo,
prestando-lhes informações e esclarecimentos relativos à escrituração escolar e à
legislação do ensino;
Patender às solicitações do Assessor Técnico Escolar na sua tarefa de
inspeção escolar;
Pparticipar de reuniões e treinamentos, quando convocado;
Pinstruir processos, quando solicitado, pelos órgãos competentes;
Pacompanhar as reuniões dos Conselhos de Classe, registrando os
resultados finais;
Passinar, junto com o Diretor, a documentação escolar dos alunos;
Presponsabilizar-se pela autenticidade da documentação escolar
expedida.

Arquivo Escolar é o conjunto ordenado de papéis que documentam e
comprovam os fatos relativos à vida escolar do aluno e à vida funcional dos
corpos docente e administrativo.
Toda unidade escolar deve ter um arquivo bem instalado, organizado e
atualizado, de forma a oferecer informações aos seus usuários, com rapidez e
presteza.
A unidade escolar tem que ter um arquivo ágil e moderno; um arquivo
exemplar, informatizado, se possível. As tarefas da Secretaria Escolar têm,
essencialmente, um caráter de registro de documentação, entretanto vivemos
agora o tempo da velocidade da informação, portanto a racionalização e a
simplificação dos registros e arquivamento de documentos escolares são
necessárias e urgentes. Do contrário, a unidade escolar estará expondo seu
nome a justificadas críticas.
O responsável direto por tudo isto é o (a) Secretário (a) Escolar.
O Arquivo Escolar deve obedecer a critérios pré-estabelecidos que
norteiam o trabalho, proporcionando um mínimo essencial de diretrizes,
capazes de conduzir com eficácia as atividades a que o serviço se destina.
Os documentos constituem arquivo quando são guardados em
satisfatórias condições de segurança. Apresentam-se classificados e ordenados
de modo a permitir rapidamente a sua localização e consulta, observando:
facilidade na busca de documentos; simplificação na manipulação; acessividade
para qualquer pessoa; economia de tempo e espaço; resistência ao uso
constante; capacidade de extensão; disposição lógica; arranjo que possibilite
limpeza e conservação; segurança; resistência à ação do tempo, que assegure a
invulnerabilidade dos documentos.
O Arquivo Escolar pode ser organizado como: ativo, passivo (vivo ou
morto), ou ainda, único (AEU).
Ao arquivo ativo (vivo) pertencerão todas as pastas de assentamentos
individuais e todos os documentos que se referirem a alunos matriculados, a
funcionários e a professores em atividades na unidade escolar.
Ao arquivo passivo (morto) pertencerão todas as pastas de
assentamentos individuais e todos os documentos de ex-alunos, ex-professores e
ex-funcionarios da unidade escolar.
O arquivo escolar único (AEU) é organizado sem a distribuição de
acordo com o curso e a organização curricular a que pertence (curso, série,
módulo, etapa, etc). Sua organização é por ordem alfabética utilizando o último
sobrenome (Maria de Fátima Vieira da Costa deve ser utilizado na organização
o sobrenome - Costa). Deve ser constituído um fichário (manual ou
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informatizado) com fichas nas quais conste um código indicando a parte do
arquivo (gaveta, prateleira ou outros) em que está arquivado o prontuário do
aluno, o nome do mesmo, outras informações que achar necessárias. A mesma
organização pode ser utilizada no arquivamento dos documentos dos corpos
docente e administrativo.
Assim, sempre que se elaborar um documento ou organizar um
arquivo, deverá haver a preocupação de verificar se os que vierem em futuro
remoto entenderão e saberão perfeitamente o que se escriturou e qual o seu
adequado funcionamento.
Nenhum documento pode ser retirado dos Arquivos Escolares sem a
prévia autorização escrita do Secretário ou do Diretor.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1) Faça um levantamento em sua escola sobre o funcionamento da secretaria. Quais os pontos positivos e negativos. O que está funcionando bem e o que não funciona. O que falta ainda para se tornar ffuncionalmente correta?

38 comentários:

Anônimo disse...

Atualmente a falta de infra-estrutura adequada, faltam equipamentos de informatica, moveis adequados, opera-se com improviso e precisamos desenvolver equipes, pois atualmente temos apenas grupos de pessoas...

Osmarina disse...

Na adaptação escolar, uns dos motivos de necessidade é verificar a reestrutura da instituição, melhoramento dos equipamentos de trabalhos ja em desgaste, influenciar mais a função e principalmente manter um fluxo melhor de comunicação entre os agentes prestadores de serviços.

larryane disse...

Bom uns dos motivo e necessitada que a escola passa no momento e a falta de equipamentos para dar continuidades no serviço,por que com a falta de equipamento fica dificil trabalhar,e a falta de comunicaçao.

clau disse...

Umas das maior dificuldade que nos temos é a falta de comunicaçao verbal entre os funcionarios da ecola,mas isso é comum podemos melhorar.precisamos cuidar mais do patrimonio publico nao so funcionarios mas sim a comunidade escolar.

Anônimo disse...

O papel da Secretaria Escolar é de indiscutível importância no processo educacional, na medida em que dele dependem as condições da infra-estrutura administrativa que afetam, não só o funcionamento da escola, como a vida escolar dos alunos.
A amplitude de suas atividades o coloca em relação direta e permanente com as diferentes áreas de atuação da escola, exigindo sua interação com a direção, a equipe técnico-adminsitrativa, docentes, alunos e comunidade.

valdir lino disse...

NO MOMENTO NOS ESTAMOS COM MUITAS DIFICUDADE POR QUE É UMA ESCOLA NOVA E FALTA VIR MUITO MATERIAIS DE INFORMATICA MOVEIS ETC PARA NOS TRABALHAMOS MAS ESTAMOS CONSEGUINDO AOS POUCOS NOS ADAPITAR.

Unknown disse...

É a falta de equipamentos adequados para continuar o serviço, conhecimentos comunicação na área de serviço e a união entre todos os que trabalhão pois são como sua familia.

rs_sousanunes@hotmail.com disse...

Atualmente nao temos grandes dificuldades por ser uma escola mais antiga ja estamos mais estruturada. o que deixa a desejar é falta de comunicação, entre os funcionarios,

joana disse...

Atualmente a falta de infra-estrutura adequada, melhoramento dos equipamentos de trabalhos.

ÂNGELO MONTEIRO disse...

Nesta área, hoje o contigente é muito pouco, para a quantidade de trabalhos, desta forma, os serviços, só vão se acumulando. Há sem ressaltar, a falta de estrutura que as escola não oferecem para os funcionários.

www.claragraziegabi.blogspot.com disse...

ate o momento nao encontrei nen uma dificuldade.

www.claragraziegabi.blogspot.com disse...

ate o momento nao encontrei nen uma dificuldade.

elizete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
elizete disse...

Na escola em que trabalho não encontro dificuldades para desenvolver o meu serviço.Tenho uma boa comunicação com meus colegas de trabalho.

JOSI disse...

AS PRINCIPAIS DIFICULDADES EM NOSSA ESCOLA, E POR ELA SER NOVA É A FALTA DE MOVÉIS PARA QUE SEJA DESEMPENHADO UM TRABALHO MELHOR ,COMO EX: A ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS E OUTROS....

ROSELI JOAO MONTEIRO disse...

Como sei que em toda area tem suas dificuldades na secretaria não e diferente, embora não faço parte das pessoas que trabalha na secretaria apenas indico a mesma para as pessoas da comunidade escolar porque fico no portão mas sinto um pouco as dificuldades que ela enfrenta porque somos um conjunto de atendimento, então acredito que possa melhorar afinal sem ela ;como ficaria a situação das nossas crianças.

ROSELI JOAO MONTEIRO disse...

Como sei que em toda area tem suas dificuldades na secretaria não e diferente, embora não faço parte das pessoas que trabalha na secretaria apenas indico a mesma para as pessoas da comunidade escolar porque fico no portão mas sinto um pouco as dificuldades que ela enfrenta porque somos um conjunto de atendimento, então acredito que possa melhorar afinal sem ela ;como ficaria a situação das nossas crianças.

Neide disse...

Se sempre trabalharmos em equipe jamais teremos dificuldades esse è o segredo do susesso profissional.

Edivania Felizardo disse...

É fato que a falta de infra-estrutura dificulta o nosso desenvolvimento no trabalho,no caso como a nossa escola é nova ,a falta equipamentos de informática também nos impede de realizar o nosso serviço mais preciso,a falta de comunicação entre os funcionários é um fator agravante poi temos que falar uma só lingua...

ALÊ - BUSCANDO SABEDORIA disse...

A falta necessária de equipamentos para da continuidade á um bom melhoramento nas atividades do dia-à-dia e a comunicação entre os colegas de trabalho.

vania joao monteiro disse...

Em todo os serviços tem seus autos e baixos cabe a nós saber-mos levar e entender cada um.Graças a Deus que na equipe que trabalho as pessoas são ótimas de se trabalhar.

MIRIAM JOAO MONTEIRO disse...

Na escola trabalhamos em equipe,não tenho dificuldade,a união faz a força.

ELZA JOAO MONTEIRO disse...

Não tenho nenhuma dificuldade.Pois trabalho em parcerias com minhas colegas temos boas comunicações.

Anônimo disse...

É ainda perceptível que muitos recursos faltam para melhorar a qualidade do serviço prestado por secretarias de muitas escolas, dentre eles são a falta de equipamentos adequados, de conscientização de alguns fucionários sem generalizar, quanto a preservação e manuseio do patrimônio público , melhorias prediais diversas como climatização,iluminação, conforto, etc...

talita disse...

Nao trabalho na secretaria da escola FSA,mas as pessoas que trbalham ali e tudo no improviso.Pois faltam material adequados para um desenpenho melhor das suas tarefas,por ser coracao da escola mecherem com tanta documentaçao importantes de aluno e funcionarios causando trasntorne e insastifaçao para muitos,tanto para os profissional que trabalha ali e para pessoas que utiliza os serviços da mesma.

RAFAEL DE PAULA disse...

falta o atendimento do sistema de gestão e alunos e funcionarios, há a necessidade de capacitação do secretário para lidar com atendiento ao, público funcionário, fazer treinamento com sistema informatizados da educação constantemente, para prestar um serviço mas eficaz para comunidade e melhorar a infra-estrutura da secretaria.

cleonice disse...

Bom onde trabalho por ser uma escola nova,as dificuldades sao enormes,principalmente para os funcionarios da secretaria sem material necessario para um desenpenho melhor da sua funçao.Eles trabalham com o pouco que lhe e fornecido.Mas outros que perdem com tudo isso sao tambem professores e alunos com essa falta de infra-estrutura.

MEIREJOAOMONTEIRO disse...

Nao encontro nenhuma dificuldade mas,deveria ter cursos de capacitaçao para nos do apoio.

Andréa (JM) disse...

Uma das dificuldade na secretária
é organizar os diários eletronico
devido a constante mudança de alunos que trocam de turmas ou escola.

ELIANE JOAO MONTEIRO disse...

NENHUMA, POIS O MEU DESEMPENHO E O DESENVOLVIMENTO DO MEU TRABALHO ESTÁ P/MIM DE OTIMA QUALIDADE.

roseli jms disse...

Pontos positivos;
execução dos serviços dentro do prazo.
relacionamento entre funciónarios
empenho de todos.

ponto negativo; comunicação.
Tudo vem funcionando bem tanto no serviço quanto no relacionamento entre os funciónarios.

Anônimo disse...

Sobre a secretaria da E.E. “Wilson de Almeida” temos:
Pontos positivos: todo o sistema de processamento de dados funciona corretamente, aparelhos de ótima qualidade.
Pontos negativos: Alguns funcionários e alunos não zelam pelo patrimônio público, gerando despesas para o Governo do Estado de Mato Grosso.
Tudo funciona corretamente na E.E. Wilson de Almeida.
Falta conscientizar funcionários e alunos para terem zelo e respeito ao patrimônio público.

RAFAEL DE PAULA disse...

há a necessidade de capacitação do secretário para lidar com atendimento ao público e relacionamento com os funcionários da escola. Fazer treinamento com sistema informatizados da educação constantemente, para prestar um serviço mas eficaz para comunidade. Melhorar a infra-estrutura da secretaria com mais computadores.

Dalva Maria disse...

Em nossa escola a secretaria Funciona em perfeita harmonia com os funcionários tudo ocorre de maneira certa. Os pontos positivos são importantes tais como o uso da internet que está revolucionando tudo. as matriculas dos alunos são feitas on-line agora. e pontos negativos estão também da questão da internet, que ela cai bastante dificultando assim o trabalho na secretaria.

Dalva Maria disse...

Em minha unidade escolar nos faltamuita coisa para desempenharmos nossas tarefas o motivo é que nossa escola foi recém inaugurada e por esse motivo estamos com algumas dificuldades , nada que com o tempo abil; não conseguimos atualizar e revolver porque temos profissionais habilitado e com muita fome de vem nossa escola tinindo para o ano que vem.

Dalva Maria disse...

Em minha unidade escolar nos faltamuita coisa para desempenharmos nossas tarefas o motivo é que nossa escola foi recém inaugurada e por esse motivo estamos com algumas dificuldades , nada que com o tempo abil; não conseguimos atualizar e revolver porque temos profissionais habilitado e com muita fome de vem nossa escola tinindo para o ano que vem.

Glánia disse...

GLÁNIA- A MAIOR DIFICULDADE ENCONTRADA É A FALTA DE DIÁLOGO ENTRE O CORPO DOCENTE E O EMPENHO DOS DEMAIS TECNICOS PARA O BOM ANDAMENTO DOS TRABALHOS, ALÉM DA FALTA DE INFRA-ESTRUTURA.

Anônimo disse...

ô pessoal, será que vocês receberam treinamento sobre o sistema de alunos depois que implantaram a inscrição de alunos pelo sistema? Nós da leste 1 não tivemos e sofremos muito por conta disto.